Quinta-feira, 20 de agosto de 2015 - 10h08
Rondônia deu posse ao primeiro Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) na tarde dessa quarta-feira (19), no auditório do Ministério Público Federal do Trabalho, em Porto Velho. Foram empossados pelo vice-governador, Daniel Pereira, titulares e suplentes representando o estado e a sociedade civil.
Ao todo são 24 conselheiros que assumiram a responsabilidade de defender o direito da mulher rondoniense pelo período de dois anos. A representante do Ministério Público, promotora Lânia Garcia, salientou a necessidade de conscientização de todos os conselheiros sobre a importância do papel exercido pelo colegiado, e convocou a todos para um seminário de avaliação antes do término do mandato. Segundo ela, o estado sozinho é impotente para transformar, por isso a importância da ação do Conselho.
Além da promotora e do vice-governador, participaram do evento a secretária de Assistência e do Desenvolvimento Social, Valdenice Ferreira; e a adjunta, Marionete Assunção, além do representante da Emater, Alexandre Aguiar. Daniel Pereira lembrou que a ação do Conselho se estende s áreas urbanas e rurais, e apontou como positiva a presença de entidades rurais.
Valdenice Ferreira disse que agora pode continuar sonhando com a construção da Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho, onde há atendimento humanizado para as mulheres vítimas de violência, e existe espaço para acolhimento, apoio psicossocial, cuidado de crianças e outros benefícios necessários. A secretária destacou que a Seas já está buscando recursos com esse objetivo.
Foram empossados os seguintes membros da Seas: Oneti Maciel Alves e Adriana Borges de Andrade Souza; da Sesau: Delcy Mazzarelo Cavalcante da Costa e Vanda Fernandes Arruda Braga; da Seduc: Josélia Ferreira da Silva e Juceli da Costa Santos; da Sesdec: Márcia Cristina Gazoni e Regeane Rosa Freitas Ferreira; da Seagri: Artemize Gomes Santiago e Emilian de Fátima Pinto dos Santos; da Emater: Irisvone Luiz Magalhães e Vânia Conceição Rodrigues da Silva; do Conselho Regional de Serviço Social: Carlos Henrique Gomes Souza e Ieza Ferreira de Carvalho; do Instituto da Mulher Rondoniense: Maria Auxiliadora Souza Araújo e Rosilene Alves dos Santos; da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia: Isabel Soares Lopes de Oliveira e Rosileia da Silva Inácio; da Cooperativa Açai: Maria Dalvani de Souza e Maria Antônia Oliveira Chaquiam; da Associação Articuladora de Mulheres Empreendedoras de Rondônia: Sônia Maria dos Santos Pereira e Kelen Cristina dos Santos Ferreira; e do Instituto da Mulher em Ação de Rondônia: Jorgeth Santos Ferreira e Patrícia Daniele dos Anjos Melo.
Após a solenidade de posse os conselheiros realizaram a primeira reunião para tratar de assuntos pertinentes à formação da Diretoria e das Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres, já em andamento em algumas localidades; e a Conferência Estadual, que acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro.
Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Maicon Lemes
Decom - Governo de Rondônia
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento

Deputado Laerte Gomes confirma empenho de R$ 24 milhões para o Hospital de Amor em RO
O deputado estadual Laerte Gomes (PSD) confirmou, nesta semana, o empenho do recurso no valor de R$ 24 milhões destinado à Fundação Pio XII – Hospit

Cacoal: campanha preventiva do câncer supera expectativa da Assdaco
Mais 887 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da campanha denominada Comboni rosa e Comboni azul, realizada pela Associação Assistencial à
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)