Quarta-feira, 23 de janeiro de 2008 - 14h32
A participação dos farmacêuticos nos programas do Sistema Nacional de Saúde (SUS) foi uma das principais solicitações dos conselheiros de Farmácia, Jaldo de Souza Santos (presidente do Conselho Federal de Farmácia), Lérida Vieira, conselheira federal para os Estados de Rondônia e Acre e secretária-geral do CFF, durante encontro nesta semana com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Eles explicaram que os serviços farmacêuticos barateiam os custos com os medicamentos e evitam os malefícios advindos do uso incorreto.
Ainda durante o encontro, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; entre outros diretores do CFF e farmacêuticos da Aeronáutica, o presidente do CFF entregou a Comenda do Mérito Farmacêutico Internacional ao presidente Lula, que lembrou que o Brasil dispõe de farmacêuticos capazes para ajudar o País a resolver problemas na saúde. A Comenda fez parte das comemorações do Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), festejado pelo Conselho Regional de Rondônia e Acre no último sábado, com jantar dançante; e na noite da última terça-feira pelo CFF, em Brasília.
Souza Santos insistiu em dizer que os serviços profissionais prestados pelo farmacêutico são fundamentais para a manutenção da segurança no uso dos medicamentos. Gerando, ainda, economia para a saúde pública, porque fazem com que os medicamentos sejam mais baratos. Ele elogiou os esforços do Governo Lula, com vistas a solucionar os problemas da saúde, por isso foi o primeiro presidente da República a receber a honraria.
Militares - Jaldo Santos pediu também ao presidente Lula que tome providências para resolver as dificuldades que impedem um oficial farmacêutico de chegar aos postos mais altos de suas Forças. "Eles só chegam ao cargo de coronel, enquanto médicos conseguem galgar os cargos mais altos na Marinha, Exército e Aeronáutica", disse, reforçando que o farmacêutico é um profissional da saúde como todos os outros. Apesar das dificuldades com o fim da CPMF, Lula concluiu prevendo melhores dias para o setor.
Fonte: Veronilda Lima
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru
A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO
O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Ação na Assembleia Legislativa oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher
A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), uma ação social em homenagem ao Dia da Mulher. Das 8h às 15h, a Cas
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)