Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselheiros pedem a Lula farmacêuticos no SUS


A participação dos farmacêuticos nos programas do Sistema Nacional de Saúde (SUS) foi uma das principais solicitações dos conselheiros de Farmácia, Jaldo de Souza Santos (presidente do Conselho Federal de Farmácia), Lérida Vieira, conselheira federal para os Estados de Rondônia e Acre e secretária-geral do CFF, durante encontro nesta semana com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Eles explicaram que os serviços farmacêuticos barateiam os custos com os medicamentos e evitam os malefícios advindos do uso incorreto.

Ainda durante o encontro, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; entre outros diretores do CFF e farmacêuticos da Aeronáutica, o presidente do CFF entregou a Comenda do Mérito Farmacêutico Internacional ao presidente Lula, que lembrou que o Brasil dispõe de farmacêuticos capazes para ajudar o País a resolver problemas na saúde. A Comenda fez parte das comemorações do Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), festejado pelo Conselho Regional de Rondônia e Acre no último sábado, com jantar dançante; e na noite da última terça-feira pelo CFF, em Brasília.

Souza Santos insistiu em dizer que os serviços profissionais prestados pelo farmacêutico são fundamentais para a manutenção da segurança no uso dos medicamentos. Gerando, ainda, economia para a saúde pública, porque fazem com que os medicamentos sejam mais baratos. Ele elogiou os esforços do Governo Lula, com vistas a solucionar os problemas da saúde, por isso foi o primeiro presidente da República a receber a honraria.

Militares - Jaldo Santos pediu também ao presidente Lula que tome providências para resolver as dificuldades que impedem um oficial farmacêutico de chegar aos postos mais altos de suas Forças. "Eles só chegam ao cargo de coronel, enquanto médicos conseguem galgar os cargos mais altos na Marinha, Exército e Aeronáutica", disse, reforçando que o farmacêutico é um profissional da saúde como todos os outros. Apesar das dificuldades com o fim da CPMF, Lula concluiu prevendo melhores dias para o setor.

Fonte: Veronilda Lima

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

Assembleia aprova projeto que reorganiza conselhos e instâncias estratégicas do Poder Executivo

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei Complementar 114/2025 que promove alteraç

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)