Quarta-feira, 23 de janeiro de 2008 - 14h32
A participação dos farmacêuticos nos programas do Sistema Nacional de Saúde (SUS) foi uma das principais solicitações dos conselheiros de Farmácia, Jaldo de Souza Santos (presidente do Conselho Federal de Farmácia), Lérida Vieira, conselheira federal para os Estados de Rondônia e Acre e secretária-geral do CFF, durante encontro nesta semana com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Eles explicaram que os serviços farmacêuticos barateiam os custos com os medicamentos e evitam os malefícios advindos do uso incorreto.
Ainda durante o encontro, que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão; entre outros diretores do CFF e farmacêuticos da Aeronáutica, o presidente do CFF entregou a Comenda do Mérito Farmacêutico Internacional ao presidente Lula, que lembrou que o Brasil dispõe de farmacêuticos capazes para ajudar o País a resolver problemas na saúde. A Comenda fez parte das comemorações do Dia do Farmacêutico (20 de janeiro), festejado pelo Conselho Regional de Rondônia e Acre no último sábado, com jantar dançante; e na noite da última terça-feira pelo CFF, em Brasília.
Souza Santos insistiu em dizer que os serviços profissionais prestados pelo farmacêutico são fundamentais para a manutenção da segurança no uso dos medicamentos. Gerando, ainda, economia para a saúde pública, porque fazem com que os medicamentos sejam mais baratos. Ele elogiou os esforços do Governo Lula, com vistas a solucionar os problemas da saúde, por isso foi o primeiro presidente da República a receber a honraria.
Militares - Jaldo Santos pediu também ao presidente Lula que tome providências para resolver as dificuldades que impedem um oficial farmacêutico de chegar aos postos mais altos de suas Forças. "Eles só chegam ao cargo de coronel, enquanto médicos conseguem galgar os cargos mais altos na Marinha, Exército e Aeronáutica", disse, reforçando que o farmacêutico é um profissional da saúde como todos os outros. Apesar das dificuldades com o fim da CPMF, Lula concluiu prevendo melhores dias para o setor.
Fonte: Veronilda Lima
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026
A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)