Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselheiro falecido era tido como conciliador


Lúcio Albuquerque

"Conciliador e muito técnico nos seus pareceres". Assim foi definido o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Hugo Motta, falecido na noite de sábado e cujo sepultamento deverá acontecer neste domingo, com o féretro saindo do Tribunal de Contas, onde está sendo velado, às 16 horas, para o cemitério Jardim da Saudade.

Desde o anúncio do falecimento, ainda no Hospital das Clínicas e, depois, no Tribunal de Contas, amigos, conselheiros e servidores do TCE estiveram acompanhando e confortando a família.

"O Estado perde muito com a morte do conselheiro Hugo Motta, cuja amizade eu participei e que foi meu companheiro de trabalho neste Tribunal, onde seus pareceres sempre tinham o espelho de seu alto conhecimento técnico-jurídico", disse o presidente do TCE conselheiro Euler Potyguara que estava em Brasília e retornou esta madrugada.

O conselheiro Rochilmer Rocha lembrou "a busca constante pelo companheiro de Tribunal Hugo Motta de apresentar relatórios e tomar posições sempre dentro de uma análise coerente o que se nota em seus votos, além de ter sido uma pessoa que sempre buscava o entendimento entre as partes".

O ex-governador Osvaldo Piana lembrou ter sido amigo de  Hugo Motta desde a infância, destacou "seus pareceres muito técnicos mas sempre agindo como conciliador em situações difíceis". O conselheiro foi chefe da Casa Civil de Piana no Governo do Estado em 1991.

"O dr. Hugo Motta foi meu tesoureiro na seccional da OAB e advogado militante", destacou o ex-presidente seccional da Ordem dos advogados, Pedro Origa. Para o atual presidente da OAB, Hélio Vieira, "o falecimento representa uma perda importante".

Para ao ex-senador Amir Lando, o falecimento do conselheiro Hugo Motta "representa uma perda para a própria História rondoniense, haja vista ser ele membro de uma importante família que, além de pioneira, contribuiu muito para o desenvolvimento social da região".

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)