Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Congresso da Aquicultura em Rondônia


Gente de Opinião

Piscicultura de Rondônia foi apresentada durante reunião

O Estado de Rondônia se prepara para sediar o V Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas, que acontece neste ano, conforme as decisões definidas na reunião realizada nessa quarta-feira, 24, no Palácio Getúlio Vargas.

De acordo com o vice-governador do estado, Daniel Pereira, a perspectiva é de que o evento reúna, em Porto Velho, cerca de mil participantes entre empresários, produtores de peixes e agentes públicos. Isto porque, o Congresso é o maior evento brasileiro do setor, segundo a explicação do pesquisador Carlos Magno Campos da Rocha, presidente da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio) e chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura em Palmas (TO), que coordena o evento em todo o País.

“Nesse Congresso são discutidas as questões que envolvem o tema em cada região e no País, uma vez que que a produção de peixes passou a ser a mais importante alternativa econômica de produção sustentável, capaz de contribuir positivamente para solucionar a questão dos desmatamentos e a formação de pastagem para criação de gado, além de representar uma estratégia futura para resolver o problema da fome no mundo”, declarou Carlos Magno.

Acompanhado da professora doutora Adriana Fernandes de Barros, da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat) e secretária da Aquabio, o pesquisador disse que o evento vai trazer ao Estado tudo o que há em novidade tecnológica na produção de pescado, metodologias e pesquisas capazes de impulsionar progressivamente a produção local, além de propiciar a abertura de mercados que, segundo ele, vão projetar Rondônia para o mundo.

Gente de Opinião

Vice-governador recebeu comitiva da Sociedade Brasileira de Aquicultura

Carlos Magno fez uma ampla exposição de sua experiência e do projeto que desenvolve na Embrapa Palmas (TO), despertando interesse e causando boa impressão em todos. No final destacou que Rondônia está à frente no processo produtivo, tendo em vista que dispõe do recurso essencial, a água, em abundância, diferentemente de outras regiões que utilizam a água das chuvas.

O vice-governador Daniel Pereira demonstrou muito interesse no projeto do pesquisador e o convidou a participar da Reunião dos Governadores da Amazônia no próximo mês, em Manaus (AM), para apresentá-lo à cúpula dos representantes da Região Amazônica, de modo a despertá-los para este potencial econômico pouco explorado.

PROGRAMAÇÃO

Os pesquisadores ficarão em Rondônia até o final desta semana acompanhados da bióloga Ilce Santos de Oliveira, coordenadora estadual de Pesca e Aquicultura, com quem definirá todo o planejamento e a programação do Congresso, que será realizado pelo Estado em parceria com órgão e instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e Federação do Comércio do Estado de Rondônia (Fecomércio).

Segundo dados da Coordenadoria Estadual de Pesca e Aquicultura, a produção de pescado de Rondônia se aproxima das 80 mil toneladas/ano, tendo em vista que com a descentralização da emissão das licenças ambientais – hoje também sob a responsabilidade direta de alguns municípios -, os dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) dizem respeito apenas à parcela que ela controla.

Entretanto, segundo Rubens Nascimento, coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento de Rondônia (Conder), esses dados já estão sendo consolidados pela entidade que dirige e, brevemente, deverá divulgá-los para que sirvam em pesquisas ou na formalização de projetos de políticas públicas para o setor.
 



Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Gente de Opinião Sexta-feira, 22 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)