Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio participa do fórum de governadores da Amazônia


Serão discutidos assuntos de interesse de Rondônia e dos estados da região durante o 11° Fórum da Amazônia Legal, que acontece nesta sexta-feira (24), em Manaus (AM). Entre os temas a serem debatidos, o governador Confúcio Moura destacou o pacto federativo, a implantação do Sistema Único da Amazônia (SUS), o marco regulatório da Redução das Emissões por Desmatamento Florestal (REDD) e o termo de cooperação do comitê integrador que irá unificar os trabalhos da ferrovia Transoceânica entre os estados de Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas.

Gente de Opinião

Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, e o governador Confúcio Moura

No início do mês, Confúcio Moura visitou os governadores dos estados mencionados com a proposta de integrar as ações em torno da construção da ferrovia Transoceânica. A proposta foi aceita por todos os governantes. A responsabilidade pela câmara de trabalho ficou a cargo do secretário chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, Emerson Castro. “O principal trabalho da comissão é prever e tomar medidas para solucionar qualquer problema que possa prejudicar o andamento da obra da ferrovia”, disse Emerson Castro.

Entre as medidas que serão tomadas para atender as demandas em relação à ferrovia estão a implantação de política integrada de desapropriação e de área de preservação, e a unificação das legislações. Com base na demanda foi elaborado um termo de cooperação que será entregue a presidente Dilma Rousseff, que confirmou participação no Fórum da Amazônia Legal.

O evento deve reunir em Manaus autoridades dos estados do Acre, Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Tocantins, Roraima, Maranhão, Pará e Rondônia. Além da presidente Dilma Rousseff, participam do Fórum os ministros de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o da Fazenda, Joaquim Levy. Confirmaram participação também o governador do estado da Califórnia (EUA), Edmund Brown Júnior e o conselheiro Sênior e líder do Projeto da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (CGF), Willian Boyd.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Arquivo
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Comissão organiza comemoração dos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia

Uma comissão formada por representantes dos setores administrativos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou a terceira reunião de pla

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova criação do “Dia S” em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 1001/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que institui no calendár

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

Deputado Ribeiro do Sinpol garantiu aprovação do DHPP e do DPO na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei complementar que cria o Departamento de Homicídios e de Proteçã

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial e reestruturação de cargos do Detran-RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei enviado pelo governador coronel Marcos Rocha (União Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 21 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)