Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio diz que seu governo é municipalista demográfico


Para fazer um balanço sobre seu primeiro ano de gestão a frente do governo de Rondônia, o governador Confúcio Moura está visitando diversos veículos de comunicação. "Administrar é lidar com conflitos diários. Todo mundo sabe que no primeiro ano é difícil fazer a máquina andar, chegamos com gás, querendo mudar, mas a maquina tem seu próprio ritmo” disse o governador, resumindo o início da gestão e a visão de governo.

Questionado sobre as mudanças nas secretárias, o governador afirma que a equipe tem que estar em harmonia e trabalhando juntos pelo desenvolvimento de Rondônia. “A vida é imprevisível. A gente vai trabalhando e se surpreendendo com os fatos. Viemos de um governo de alianças e ajustes são necessários, até que o time esteja com bom entrosamento. Mas estou muito satisfeito”, afirmou.

Saúde

Durante todo ano, umas das principais preocupações do governo foi a saúde pública. Pacientes no chão, hospitais lotados e atendimento precário, principalmente no interior. “No início do meu mandato chamei a mídia, mostrei a situação real no setor de urgência e emergência do Estado, que estavam sucateados. Este ano trabalhamos para estruturar a saúde e planejar ações concretas para solucionar a saúde”.

O pronto socorro João Paulo II, na capital, possui 140 leitos, o que não é suficiente para atender a demanda de pacientes. Em média 180 pessoas dão entrada no pronto-socorro por dia, sem leito disponível, muitos pacientes acabam aguardando atendimento em macas, ou até no chão, em dias de pico, o hospital chega a receber mais 300 pacientes.

“O João Paulo II recebe pacientes de todo o estado e até de estados vizinhos e não tem como atender toma demanda. Estamos buscando soluções para amenizar a situação. Estamos construindo duas Unidades de Pronto Atendimento na Capital e a prefeitura mais duas. Ano que vem começa as obras do Hospital de Urgência e Emergência, com 250 leitos, e estamos buscando através de meios legais alugar leitos na rede privada de saúde”.

Educação

Para Confúcio Moura, a educação é o princípio básico para o desenvolvimento. É através da educação e da qualificação da mão de obra, que os jovens têm oportunidade de seguir uma carreira. Este ano diversos projetos foram desenvolvidos na área da Educação e as escolas estaduais ganharam uma “Cara Nova”, através do projeto que repassa verbas diretamente para as instituições de ensino fazerem pequenas reformas e reparos. Além disso, está previsto para 2012 a implantação da Educação Integral, que alia o ensino básico a qualificação profissional.

Transposição

A transposição de servidores do quadro do Estado para a União é considerada pelo governador um presente para Rondônia. “A transposição é um presente glorioso, nenhum estado terá uma folha tão boa, tão equilibrada. Teremos mais recursos para investir na preparação do novo Estado”.

Com a transposição e aposentadoria de servidores, Confúcio disse que novos concursos serão abertos para reposição de acordo com a necessidade. “Vamos fazer novos concursos, ter gente nova, com todo gás e novos pensamentos”.

O processo de transposição está previsto para começar na segunda quinzena de janeiro. O Estado estima que cerca de 20 mil servidores passem pelo processo.

Diálogo

O governador destacou ainda, o bom relacionamento com os sindicatos, situação bem diferente dos anos anteriores, onde sindicalistas e governo viviam em “guerra”. “Estamos sempre abertos ao diálogo, que tem poder de negociação mais competente, onde os representantes são eleitos e existem normas e princípios que defendem uma classe, não são pedidos isolados”, ressaltou.

A relação com os municípios também ganhou destaque durante 2011, onde o governador Confúcio Moura se colocou a disposição e mostrou que este governo é municipalista. “Nossa relação com os municípios é ótima. Há muito tempo que os municípios não recebiam tantos recursos”, disse.

Expectativas

Para o próximo ano o governador esperar resultados ainda melhores e disse que cada governo deve superar o outro, se não o Estado não evolui, faz é retroceder. “Espero ao final de 2012 fazer esse balanço com saldos ainda mais positivos. Agora conhecemos bem a máquina, fizemos nossos ajustes e vamos trabalhar muito para fazer nosso Estado crescer e ser modelo”, finalizou Confúcio.

Fonte: Jornal Alto Madeira
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

A estrada apresenta buracos, afundamentos e desgaste do pavimento.

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia solicitando a recuperação e manutenção da rodovia RO-133,

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

Deputada Federal Cristiane Lopes amplia cuidado às famílias atípicas com investimento histórico em inclusão e saúde

O Projeto PCD + Mães Atípicas vem se consolidando como uma das mais importantes ações de inclusão social e promoção da saúde em Rondônia. Por meio d

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

Assembleia Legislativa abre ano legislativo com destaque para trabalhos e debates em prol de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu, na tarde da última terça-feira (24), os trabalhos legislativos do último ano da atual legislat

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

Com presença de mais de 26 prefeitos, AROM entrega propostas de atualização da Lei do FITHA ao presidente da ALE/RO

m reunião realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM) apresentou oficialmente ao pre

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)