Sábado, 31 de dezembro de 2011 - 14h09
Para fazer um balanço sobre seu primeiro ano de gestão a frente do governo de Rondônia, o governador Confúcio Moura está visitando diversos veículos de comunicação. "Administrar é lidar com conflitos diários. Todo mundo sabe que no primeiro ano é difícil fazer a máquina andar, chegamos com gás, querendo mudar, mas a maquina tem seu próprio ritmo” disse o governador, resumindo o início da gestão e a visão de governo.
Questionado sobre as mudanças nas secretárias, o governador afirma que a equipe tem que estar em harmonia e trabalhando juntos pelo desenvolvimento de Rondônia. “A vida é imprevisível. A gente vai trabalhando e se surpreendendo com os fatos. Viemos de um governo de alianças e ajustes são necessários, até que o time esteja com bom entrosamento. Mas estou muito satisfeito”, afirmou.
Saúde
Durante todo ano, umas das principais preocupações do governo foi a saúde pública. Pacientes no chão, hospitais lotados e atendimento precário, principalmente no interior. “No início do meu mandato chamei a mídia, mostrei a situação real no setor de urgência e emergência do Estado, que estavam sucateados. Este ano trabalhamos para estruturar a saúde e planejar ações concretas para solucionar a saúde”.
O pronto socorro João Paulo II, na capital, possui 140 leitos, o que não é suficiente para atender a demanda de pacientes. Em média 180 pessoas dão entrada no pronto-socorro por dia, sem leito disponível, muitos pacientes acabam aguardando atendimento em macas, ou até no chão, em dias de pico, o hospital chega a receber mais 300 pacientes.
“O João Paulo II recebe pacientes de todo o estado e até de estados vizinhos e não tem como atender toma demanda. Estamos buscando soluções para amenizar a situação. Estamos construindo duas Unidades de Pronto Atendimento na Capital e a prefeitura mais duas. Ano que vem começa as obras do Hospital de Urgência e Emergência, com 250 leitos, e estamos buscando através de meios legais alugar leitos na rede privada de saúde”.
Educação
Para Confúcio Moura, a educação é o princípio básico para o desenvolvimento. É através da educação e da qualificação da mão de obra, que os jovens têm oportunidade de seguir uma carreira. Este ano diversos projetos foram desenvolvidos na área da Educação e as escolas estaduais ganharam uma “Cara Nova”, através do projeto que repassa verbas diretamente para as instituições de ensino fazerem pequenas reformas e reparos. Além disso, está previsto para 2012 a implantação da Educação Integral, que alia o ensino básico a qualificação profissional.
Transposição
A transposição de servidores do quadro do Estado para a União é considerada pelo governador um presente para Rondônia. “A transposição é um presente glorioso, nenhum estado terá uma folha tão boa, tão equilibrada. Teremos mais recursos para investir na preparação do novo Estado”.
Com a transposição e aposentadoria de servidores, Confúcio disse que novos concursos serão abertos para reposição de acordo com a necessidade. “Vamos fazer novos concursos, ter gente nova, com todo gás e novos pensamentos”.
O processo de transposição está previsto para começar na segunda quinzena de janeiro. O Estado estima que cerca de 20 mil servidores passem pelo processo.
Diálogo
O governador destacou ainda, o bom relacionamento com os sindicatos, situação bem diferente dos anos anteriores, onde sindicalistas e governo viviam em “guerra”. “Estamos sempre abertos ao diálogo, que tem poder de negociação mais competente, onde os representantes são eleitos e existem normas e princípios que defendem uma classe, não são pedidos isolados”, ressaltou.
A relação com os municípios também ganhou destaque durante 2011, onde o governador Confúcio Moura se colocou a disposição e mostrou que este governo é municipalista. “Nossa relação com os municípios é ótima. Há muito tempo que os municípios não recebiam tantos recursos”, disse.
Expectativas
Para o próximo ano o governador esperar resultados ainda melhores e disse que cada governo deve superar o outro, se não o Estado não evolui, faz é retroceder. “Espero ao final de 2012 fazer esse balanço com saldos ainda mais positivos. Agora conhecemos bem a máquina, fizemos nossos ajustes e vamos trabalhar muito para fazer nosso Estado crescer e ser modelo”, finalizou Confúcio.
Fonte: Jornal Alto Madeira
Deputado Alex Redano solicita sinalização urgente na RO-459, entre Rio Crespo e BR-364
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagen
O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho
A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari
Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da