Quinta-feira, 24 de maio de 2012 - 16h02
Focado nos temas desenvolvimento, inclusão e preservação, assuntos que irão movimentar a Conferência Rio + 20, o governador Confúcio Moura disse na manhã desta quinta-feira (24) em Ji-Paraná, ao fazer a abertura da feira Rondonia Rural Show, que Rondônia “vai fazer bonito”. Segundo ele, na questão do desenvolvimento Rondônia poderá mostrar o exemplo da própria feira, a produção de energia no rio Madeira, a ferrovia que ligará o Centro-Sul até o Acre e os corredores multimodais, incluindo a hidrovia do rio Madeira.
“Temos um excelente canal de exportação pelo rio Madeira para vender madeira certificada, minério, carne e soja para o mundo”, disse.
O governador falou também da necessidade de regularização fundiária e de sua expectativa com relação a sanção do novo código florestal pela presidente Dilma Roussef. “Na próxima semana, quando for sancionado o novo código florestal, teremos 87% das propriedades rurais automaticamente licenciadas”. O governo já vem trabalhando com equipes no campo para a regularização fundiária. É o único estado que vem fazendo isso em todo o país.
O governador falou ainda do programa de piscicultura, “uma onda que está pegando”, segundo ele. Outra primazia de Rondônia é o pirarucu criado em cativeiro, o único certificado pelo Ibama em todo o país. Moura lembrou que nos anos 60 e 70, José Lindoso, um ex-governador do Amazonas, dizia que o peixe era o boi da Amazônia. “Pois Rondônia tem os dois”, citou.
Confúcio Moura agradeceu o apoio que vem recebendo da presidente Dilma Roussef, e ao final de seu discurso, ainda deu uma cutucada em setores do próprio governo, conclamando-os a dar respostas mais rápidas. “Chega de lerdeza”, disparou.
Fonte: Decom
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves propõe modelo de condomínios residenciais para idosos em Rondônia
Em um movimento que busca antecipar os desafios do envelhecimento populacional na região Norte, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) proto

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega oficial de uma caminhonete à Capitania Fluvial de Porto Velho, unidade vinculad

Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater impactos da concessão da BR-364
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou na tarde de segunda-feira (2), uma audiência pública para debater os impactos da privatizaçã

Deputados estaduais de Rondônia foram homenageados, na tarde da última segunda-feira (2), com a Medalha do Mérito Marechal Rondon, em cerimônia sole
Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)