Terça-feira, 8 de março de 2016 - 18h03
A comunicação governamental atual incorpora a linguagem moderna e leva em consideração as manifestações da população que ocorrem com frequência nas plataformas digitais. O comentário foi feito pelo governador Confúcio Moura, nesta terça-feira (8), no Palácio Rio Madeira em Porto Velho, durante encontro com profissionais da Superintendência Estadual de Comunicação (Secom). A reunião serviu para apresentar as estratégias do setor para este ano.
Para Confúcio Moura, o que os internautas dizem nas redes sociais refletem o legítimo sentimento de como as ações governamentais são informadas. “E o governante precisa ir até onde o povo está. Inclusive para ouvir críticas”, afirmou.
Após destacar que a Secom cumpriu seu papel ao noticiar e registrar as manifestações feitas pelas pessoas em relação ao conteúdo divulgado, Confúcio acentuou que novas tendências de comunicação se popularizam através dos sites e blogs. Segundo ele, isto ocorre porque estes meios utilizam a linguagem e métodos que atendem as necessidades contemporâneas.
O governador destacou que encontrou um quadro desafiador quando iniciou a primeira gestão. Ele então orientou a criação de um setor, o Núcleo de Arquivos Multimídia e Documentação (Namd), que passou a fazer o registro das ações governamentais.
O trabalho do Namd, segundo o governador, é deixar uma memória oficial que possa, futuramente, servir para os governadores e, também, como objeto de pesquisa para as universidades. “Estes registros poderão ser avaliados quando a história fizer o seu julgamento”, concluiu.
O secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro, avaliou que no primeiro mandato de Confúcio Moura aconteceram alguns desacertos porque muitos queriam ajudar. “O governo é um só e deve buscar a convergência, o texto no contexto”, orientou.
Castro afirmou também que o cidadão precisa saber o que o seu governante faz para conferir-lhe credibilidade. Ele elogiou os jornalistas Domingues Júnior e Edna Okabayashi, que comandam a Secom.
Durante a reunião, a jornalista Mara Paraguassu, que está há mais tempo na comunicação governamental em Rondônia, foi homenageada e representou as demais profissionais da Secom nas comemorações do Dia Internacional da Mulher.
O superintendente de Comunicação, Domingues Júnior, apresentou aos jornalistas e demais profissionais presentes ao encontro os resultados obtidos ano passado na gestão de comunicação e pontuou os desafios para este ano, entre eles, se aproximar ainda mais da população. Entre as realizações da Secom estão a comunicação da Rondônia Rural Show, o Encontro de Governadores do Brasil Central, a Exposição Marechal Rondon e a campanha Sobreviventes.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)