Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Política

Confúcio confirma participação no debate organizado pela Arquidiocese Porto Velho


 

O candidato ao Palácio Presidente Vargas da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), confirmou, nesta terça-feira (21), a sua participação no debate entre os postulantes à sucessão governamental que, desde a semana passada, está sendo anunciado para o dia 27 pela “Comissão Justiça e Paz” (CJP) da Arquidiocese de Porto Velho.

A abertura do debate, segundo informam seus organizadores, estará a cargo do arcebispo da capital Dom Moacir Grechi e as considerações finais sob a responsabilidade do bispo emérito de Ji-Paraná Dom Antônio Possamai.

Com início previsto para as 19h e transmissão via satélite pelo canal de TV Amazon Sat, o debate, segundo informa o padre José Geraldo da Silva, coordenador da CJP, terá lugar no auditório do Colégio Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire (Rua Petrolina), em Porto Velho, tendo ficado estabelecido que os participantes responderão a questões relacionadas a cinco eixos temáticos, a saber: Saúde, Educação, Migração Populacional, Segurança Pública e Saneamento Básico.

A grande novidade deste evento, conforme explica o coordenador da CJP, diz respeito ao formato que privilegia a participação popular e elimina a possibilidade de acordos instantâneos e dissimulados entre os participantes objetivando a superexposição de uns e a autoproteção de outros. Todas as perguntas, num total de 15 (caso compareçam todos os candidatos), serão formuladas pela população da Zona Leste porto-velhense.

De acordo com as regras do certame, após a abertura pelo arcebispo Dom Moacir Grechi, cada candidato exporá suas propostas sobre um dos temas estabelecidos, mediante sorteios da ordem de apresentação e do assunto correspondente.

Na etapa seguinte, sempre por intermédio de sorteios, a cada candidato será encaminhada uma pergunta, por escrito, colhida previamente pelos organizadores do debate entre representações de categorias de trabalho do povo. O tempo de cada resposta será de três minutos.

No terceiro bloco, em primeiro lugar, serão sorteadas 10 pessoas da platéia para, ao arbítrio de cada uma e observando os eixos temáticos acordados, encaminhar perguntas ao vivo aos participantes. Em seguida, a cada candidato, mediante sorteio, serão feitas duas perguntas, com duração máxima de 3 minutos para formulação e igual tempo para a resposta.

Vencida esta etapa, a palavra será dada ao bispo emérito de Ji-Paraná, Dom Antônio Possamai, para as ponderações finais em nome dos organizadores do debate. Aos candidatos, por fim, será dado um minuto a cada para o encerramento.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Política

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Em Vilhena, Deputado entrega benefícios para atender os pequenos produtores rurais

Na manhã deste sábado, 25 de junho, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC), juntamente com o governador de Rondônia coronel Marcos Rocha, deputad

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

Pontes no distrito de São Domingos serão substituídas por tubos corrugados, através de emenda parlamentar

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Alex Redano (Republicanos), esteve neste domingo no distrito de São Domingos, pertence

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Deputado Marcelo Cruz entrega voto de louvor aos mestres capoeiristas

Na tarde do dia 23/06 o deputado estadual Marcelo Cruz entregou o Voto de Louvor aos Mestres e Professores Capoeiristas do Estado de Rondônia, em re

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Presidente da Assembleia Legislativa recebe visita do cônsul-geral da Itália Domenico Fornara

Na tarde desta quinta-feira (23), o presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos) recebeu a visita do cônsul-geral da Itália, Dom