Quarta-feira, 22 de setembro de 2010 - 13h27
O candidato ao Palácio Presidente Vargas da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), confirmou, nesta terça-feira (21), a sua participação no debate entre os postulantes à sucessão governamental que, desde a semana passada, está sendo anunciado para o dia 27 pela “Comissão Justiça e Paz” (CJP) da Arquidiocese de Porto Velho.
A abertura do debate, segundo informam seus organizadores, estará a cargo do arcebispo da capital Dom Moacir Grechi e as considerações finais sob a responsabilidade do bispo emérito de Ji-Paraná Dom Antônio Possamai.
Com início previsto para as 19h e transmissão via satélite pelo canal de TV Amazon Sat, o debate, segundo informa o padre José Geraldo da Silva, coordenador da CJP, terá lugar no auditório do Colégio Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire (Rua Petrolina), em Porto Velho, tendo ficado estabelecido que os participantes responderão a questões relacionadas a cinco eixos temáticos, a saber: Saúde, Educação, Migração Populacional, Segurança Pública e Saneamento Básico.
A grande novidade deste evento, conforme explica o coordenador da CJP, diz respeito ao formato que privilegia a participação popular e elimina a possibilidade de acordos instantâneos e dissimulados entre os participantes objetivando a superexposição de uns e a autoproteção de outros. Todas as perguntas, num total de 15 (caso compareçam todos os candidatos), serão formuladas pela população da Zona Leste porto-velhense.
De acordo com as regras do certame, após a abertura pelo arcebispo Dom Moacir Grechi, cada candidato exporá suas propostas sobre um dos temas estabelecidos, mediante sorteios da ordem de apresentação e do assunto correspondente.
Na etapa seguinte, sempre por intermédio de sorteios, a cada candidato será encaminhada uma pergunta, por escrito, colhida previamente pelos organizadores do debate entre representações de categorias de trabalho do povo. O tempo de cada resposta será de três minutos.
No terceiro bloco, em primeiro lugar, serão sorteadas 10 pessoas da platéia para, ao arbítrio de cada uma e observando os eixos temáticos acordados, encaminhar perguntas ao vivo aos participantes. Em seguida, a cada candidato, mediante sorteio, serão feitas duas perguntas, com duração máxima de 3 minutos para formulação e igual tempo para a resposta.
Vencida esta etapa, a palavra será dada ao bispo emérito de Ji-Paraná, Dom Antônio Possamai, para as ponderações finais em nome dos organizadores do debate. Aos candidatos, por fim, será dado um minuto a cada para o encerramento.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero aprova crédito de R$ 2,5 milhões para o sistema prisional de Rondônia
Durante sessão ordinária realizada nesta semana, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 1173/2025, qu

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma simbólica, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei nº 4028/2025, que altera a Lei nº 14.811/2024 para gara

Trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol servirá de modelo para outros estados
O trabalho do deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) na Assembleia Legislativa de Rondônia, em defesa dos policiais civis, servirá de modelo para outros e

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO), que preside a Frente Parlamentar de Cuidados das Mães de Crianças e Adolescentes com Deficiênc
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)