Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Confúcio confirma participação no debate organizado pela Arquidiocese Porto Velho


 

O candidato ao Palácio Presidente Vargas da coligação “Aliança por uma Rondônia melhor para todos” (PMDB, PDT, PCdoB, DEM e PRTB), Confúcio Moura (PMDB), confirmou, nesta terça-feira (21), a sua participação no debate entre os postulantes à sucessão governamental que, desde a semana passada, está sendo anunciado para o dia 27 pela “Comissão Justiça e Paz” (CJP) da Arquidiocese de Porto Velho.

A abertura do debate, segundo informam seus organizadores, estará a cargo do arcebispo da capital Dom Moacir Grechi e as considerações finais sob a responsabilidade do bispo emérito de Ji-Paraná Dom Antônio Possamai.

Com início previsto para as 19h e transmissão via satélite pelo canal de TV Amazon Sat, o debate, segundo informa o padre José Geraldo da Silva, coordenador da CJP, terá lugar no auditório do Colégio Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire (Rua Petrolina), em Porto Velho, tendo ficado estabelecido que os participantes responderão a questões relacionadas a cinco eixos temáticos, a saber: Saúde, Educação, Migração Populacional, Segurança Pública e Saneamento Básico.

A grande novidade deste evento, conforme explica o coordenador da CJP, diz respeito ao formato que privilegia a participação popular e elimina a possibilidade de acordos instantâneos e dissimulados entre os participantes objetivando a superexposição de uns e a autoproteção de outros. Todas as perguntas, num total de 15 (caso compareçam todos os candidatos), serão formuladas pela população da Zona Leste porto-velhense.

De acordo com as regras do certame, após a abertura pelo arcebispo Dom Moacir Grechi, cada candidato exporá suas propostas sobre um dos temas estabelecidos, mediante sorteios da ordem de apresentação e do assunto correspondente.

Na etapa seguinte, sempre por intermédio de sorteios, a cada candidato será encaminhada uma pergunta, por escrito, colhida previamente pelos organizadores do debate entre representações de categorias de trabalho do povo. O tempo de cada resposta será de três minutos.

No terceiro bloco, em primeiro lugar, serão sorteadas 10 pessoas da platéia para, ao arbítrio de cada uma e observando os eixos temáticos acordados, encaminhar perguntas ao vivo aos participantes. Em seguida, a cada candidato, mediante sorteio, serão feitas duas perguntas, com duração máxima de 3 minutos para formulação e igual tempo para a resposta.

Vencida esta etapa, a palavra será dada ao bispo emérito de Ji-Paraná, Dom Antônio Possamai, para as ponderações finais em nome dos organizadores do debate. Aos candidatos, por fim, será dado um minuto a cada para o encerramento.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)