Terça-feira, 19 de setembro de 2017 - 08h30
Ji-Paraná receberá no próximo dia 20 representantes de 14 municípios da região para a realização da 2ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Social, que este ano trabalha o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.
O encontro será no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), das 8h às 17h, de onde serão elaboradas propostas à conferência estadual, que ocorrerá em dezembro, em Porto Velho.
O evento já está com a programação definida e será aberto em cerimônia formal com participação de autoridades e apresentação cultural afro. Em seguida os trabalhos serão iniciados conforme protocolo. No primeiro momento será feita a leitura, análise e aprovação do regimento interno da 2ª Conferência.
O segundo momento é destinado às discussões dos eixos temáticos durante toda a manhã. Cada eixo terá um facilitador e trabalhos em grupos ocorrem na parte da tarde. A professora e jornalista Sílvia Cristina Amâncio Chagas palestra sobre o primeiro eixo: “Do reconhecimento dos afrodescendentes”, às 9h40. “Da garantia de justiça aos afrodescendentes” será às 10h20.
Às 11h, a jornalista Cláudia Moura discorre sobre “Do desenvolvimento dos afrodescendentes”. A militante nas políticas sobre igualdade racial, a professora Rosária Helena de Oliveira Lima, aborda o tema “Discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes”, às 11h40.
A partir das 14h30 dá-se início às plenárias de deliberações. Ao final desses trabalhos, quando serão apresentadas as propostas à conferência estadual, serão eleitos os delegados. “Todos receberão certificados”, anuncia Luciene Codeço, a gerente da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), que está à frente da 2ª Conferência regional.
Participam do evento representantes de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Nova União, Mirante da Serra, Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira, Vale do Anari, Machadinho do Oeste, Teixeirópolis, Urupá, Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Ji-Paraná.
Leia mais:
Políticas públicas para a população negra é tema de encontro em Porto Velho
Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)