Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conferência das Cidades: Saneamento teve espaço importante


A 3ª Conferência Municipal das Cidades que começou nesta quarta feira(26) e vai até sábado(28), no auditório do Sest – Senat teve a importante participação de vários segmentos da sociedade em geral. A representação dos Urbanitários foi um dos temas mais questionados e discutidos: O Saneamento um tema bastante polêmico e que faz parte dos principais tópicos que envolvem o Plano Diretor do Município. Para discutir e apresentar os problemas e soluções para a questão do saneamento da cidade, o engenheiro da Caerd, Vagner Marcolino Zacarias apresentou o painel "Investimentos em  Desenvolvimento Urbano."

A 3ª Conferência Municipal das Cidades de Porto Velho está sendo realizada pela prefeitura municipal de Porto Velho, através da secretaria municipal de Planejamento. A conferência municipal acontece em quase todas as cidades do país, uma meta do Ministério das Cidades, para que os próprios munícipes discutam problemas como abastecimento de água, esgoto, causas dos alagamentos, habitação e regularização fundiária, enfim, todos os problemas que a maioria das cidades brasileiras ainda têm. O objetivo principal destas conferências é que não só sejam apontados onde estão os problemas, mas que a sociedade como um todo e maior parte interessada, também apresente possíveis soluções.

Com o painel, " Síntese da Gestão Territorial, Municipal e Investimentos em Desenvolvimento Urbano", realizado pelos representantes da secretaria municipal de Planejamento,  os participantes levantaram vários questionamentos e tiveram oportunidade de conhecer as diretrizes, projetos  e sugestões do Plano Diretor de Porto Velho, que engloba desde a Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades, a Integração de Políticas, os Recursos,  o Controle Social,  a Capacidade e Forma de Gestão das Cidades, a Capacidade Administrativa e de Planejamento e Estrutura Institucional, além da receita municipal e a forma de aplicação desta receita.

Os participantes  formaram grupos temáticos para discutir  e sistematizar o que foi apresentado durante a conferência. Em um relatório final, os conferencistas  vão registrar as sugestões e discussões em torno dos temas apresentados. Ainda no final da conferência, os participantes elegem os delegados para a conferência estadual e o Comitê Pró-Conselho.

Para o presidente do Sindur, Nailor Gato, a conferência foi mais uma oportunidade democrática oferecida a população em geral, para a discussão de problemas que atingem toda a sociedade." A preocupação em tomar conhecimento dos problemas de infra-estrutura da nossa cidade e poder questionar e sugerir algumas soluções, torna o cidadão mais responsável pelo futuro do seu município" disse o presidente do Sindur. O Sindicato dos Urbanitários de Rondônia está participando da conferência com o secretário de Imprensa, Newton Sérgio, secretário de Saneamento Marcos Bonanzini e o  secretário de Formação Sindical, José Pereira Araújo.

Fonte: Ascom – Sindur

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)