Quinta-feira, 12 de junho de 2014 - 12h40
Estão abertas as inscrições para o Primeiro Concurso Estadual de Videoaulas da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc). O concurso é destinado a alunos da rede estadual e, segundo o coordenador do concurso, Augusto Branco, tem uma proposta inovadora de serem os próprios estudantes a darem as aulas. Os jovens vencedores serão premiados. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do site da Seduc. O envio das filmagens tem o prazo final até o dia 12 de julho.
Idealizado pelo secretário Emerson Castro, o concurso oferece a oportunidade aos jovens de darem a aula à sua maneira. Augusto lembra que, de algum modo, os estudantes já têm este tipo de experiência quando apresentam trabalhos e seminários em sala de aula. “A diferença é que agora estas aulas ministradas pelos estudantes serão gravadas e poderão ganhar o mundo através da internet”, explica.
Para participar do concurso, os estudantes deverão filmar as aulas, publicar no YouTube e enviar a URL (endereço eletrônico do vídeo) para o e-mail facescola@seduc.ro.gov.br, juntamente com a ficha de inscrição e declaração de matrícula, conforme edital.
O concurso possui três categorias: ciências humanas (português, inglês, história, geografia, filosofia, sociologia), ciências exatas (matemática, física, química), e ciências biológicas (biologia, educação física, programas de Saúde). As videoaulas poderão ser gravadas até mesmo com telefone celular e elaboradas de forma individual ou em grupos de até três estudantes, com orientação de um professor.
As inscrições para o concurso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 12 de julho deste ano. Os trabalhos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora e as melhores videoaulas serão submetidas à votação popular na rede Facescola, que, de acordo com o Augusto, já conta com mais de 50 mil estudantes de Rondônia.
Premiação
Os estudantes vencedores de cada categoria serão premiados com tablets, participarão de diversas atividades culturais e terão seus trabalhos apresentados no Primeiro Seminário de Educação, Comunicação e Tecnologia, realizado nos dias 7 e 8 de agosto no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho. Os professores orientadores dos trabalhos vencedores também serão premiados com um final de semana em hotel resort com direito a acompanhante.
Com este concurso, a Seduc aproxima-se ainda mais do ambiente dos estudantes, que vivem a era da interação na internet, transformando-os em agentes ativos no processo educacional, além de estimular o desenvolvimento de habilidades de docência e de comunicação social entre os jovens de Rondônia, enriquecendo as atividades escolares e descobrindo talentos.
Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Assessoria Seduc
Decom - Governo de Rondônia
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito
Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia
Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc
Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland