Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conciliação no TJ-RO suspende movimento legítimo do SINGEPERON



O desembargador Walter Waltenberg Silva Junior conduziu na tarde de ontem, sexta-feira (23/10), às 17h, no Tribunal de Justiça de Rondônia, audiência de conciliação entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socieducadores do Estado de Rondônia (Singeperon) e o Governo do Estado a fim de evitar uma possível greve da categoria. A audiência foi realizada no plenarinho do Tribunal e foi acompanhada por vários servidores e por gestores da Secretaria de Estado de Justiça de Rondônia (Sejus).

Na ocasião, o presidente do Singeperon, Anderson Pereira, acompanhado dos Advogados Gabriel Tomasete e Cristiano Polla, sócios do escritório Polla, Rabelo & Tomasete Advogados Associados, e o Estado, representado pelo secretário de Estado de Justiça, Marcos Rocha, juntamente com o procurador de Estado, Fábio de Souza, comporam um acordo com pontos relativos às condições de trabalho. Dentre eles, engloba a aquisição de coletes balísticos, munição letal e não letal, armamento, viaturas novas, rádios de comunicação, detectores de metal e aparelhos de Raio-x.

A Sejus apresentou os processos de aquisições dos materiais que implementarão melhores condições de trabalho aos servidores e garantirão maior segurança às unidades prisionais e socioeducativas.

Também ficou acordado que a Secretaria não modificará a escala de plantão dos servidores até 01 de janeiro de 2016, a fim de explicar melhor e debater com a categoria quais as melhorias que advirão com a alteração da escala. No entanto, o Singeperon poderá contestar judicialmente a possível mudança de escala, caso viole a legislação ou a carga horária dos servidores.

“Mais uma vez o Tribunal de Justiça de Rondônia, na pessoa do desembargador Walter Waltenberg, intermediou um acordo entre a categoria e Estado com o propósito de amenizar a precariedade dos sistemas prisional e socioeducativo, o Poder Judiciário está de parabéns. Também reconhecemos que os secretários de justiça não mediram esforços para dialogar e demonstrar os projetos que estão sendo desenvolvidos na busca de melhorias para as condições de trabalho dos servidores”, relatou Pereira.

Durante a audiência, o desembargador ressaltou o papel do agente penitenciário ao afirmar que, se os presídios ainda não estouraram, deve-se à atuação direta e importante destes profissionais.

Para Polla, “o Poder Judiciário tem papel fundamental na busca pela solução amigável dos conflitos entre as partes, e sempre que possível essa via deve ser utilizada para que a solução mais rápida e mais justa seja alcançada”.

Já Tomasete sugeriu que “os órgãos fiscalizadores acompanhem e dialoguem com a categoria e Secretaria sobre os assuntos de interesse do Sistema Prisional e Socioeducativo, no sentido de buscar as melhores soluções e melhorias para todas as partes”.

Nessa quinta-feira (22/10) o Tribunal de Justiça, por meio do Desembargador Renato Martins Mimessi, já havia rejeitado pedido do Estado que buscava a aplicação de multa ao Singeperon por conta do início do movimento legítimo por soluções no sistema penitenciário de Rondônia. Na decisão afirmou não ter sido comprovado o descumprimento pelo Sindicato da decisão liminar que impede a greve.

Logo após a audiência de conciliação, o movimento legítimo foi suspenso e a categoria deliberará sobre os termos acordados em assembleia a se realizar na terça-feira (27/10), na sede do sindicato.

Fonte: Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores do Estado de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

Fabrício Carpinejar, que já vendeu mais de 1 milhão de livros, será palestrante no Dia do Estagiário

A Assembleia Legislativa de Rondônia vai comemorar o Dia do Estagiário na próxima segunda-feira (18) com uma programação especial que terá como dest

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

Cristiane Lopes promove audiência pública na Câmara em defesa dos produtores rurais de Rondônia e do Brasil

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), desde que assumiu seu mandato, vem lutando incansavelmente em defesa dos produtores rurais da Ama

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

Assembleia Legislativa de Rondônia anuncia banca organizadora para novo concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) publicou, no Diário Oficial da última quarta-feira (13), a definição da banca organizadora do 2º concu

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes cobra providências urgentes após cancelamento de 12 voos da Azul em Rondônia

Além de cobrar providências imediatas, a deputada defende seu projeto de lei que propõe permitir que companhias estrangeiras operem voos domésticos

Gente de Opinião Domingo, 17 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)