Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comunidades da zona sul cobram melhorias no atendimento médico



Líderes comunitários apresentaram na sexta feira, 24/04, durante audiência com o secretário municipal de saúde, Wiliames Pimentel, uma extensa pauta de reivindicação onde cobram melhorias no atendimento médico aos moradores da zona sul da capital.

O presidente da Agromviga, Associação de Agricultores e Moradores da Viçosa e Garça, Lazaro Costa e o presidente do G14,*, Vínicius Meireles e o senhor Francisco Emídio( KIM), solicitaram de imediato ao secretário a conclusão das obras de reforma da policlínica Manoel Amorim de Matos. Eles reivindicaram ainda, a ampliação no número de especialidades médicas, medicamentos e a construção de mais um posto de saúde para aquela região da cidade.

O secretário anunciou para breve, segundo ele, a conclusão das obras de reforma da policlínica Amorim de Matos. Ele também garantiu aos líderes comunitários que o município já está planejando a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento-(UPAs-) para a zona sul.

Sobre a solicitação para ampliar o número de agentes de saúde para a zona sul, o secretário garantiu que o município vai contratar os candidatos aprovados no último concurso para esta função.

Lázaro Costa, e Vinícius Meireles, cobraram também, em nome da população das comunidades da Colônia Viçosa, portal do oriente, Buriti, Areia Branca, Igarapé Fundo, Colônia dos japoneses e ramal Remopel, a construção de um posto de saúde para atender estas comunidades que estão no entorno da cidade.

A população destas localidades nunca recebeu a atenção devida do poder público. Desde a fundação dessas colônias há mais de 40 anos, que o serviço médico é precário. Nunca se construiu um posto de saúde, para atender essa população, e isso não pode mais continuar, e é por isso estamos cobrando do senhor secretário de saúde a construção de uma unidade de saúde para atender hoje uma população de mais de 20 mil habitantes, reivindica Lázaro.

Eles solicitaram ao secretário um atendimento itinerante enquanto não se constrói o posto de saúde.

O secretário ao final do encontro confirmou que no dia 24/05, fará uma visita a estas localidades onde irá escolher o local para construção do posto de saúde.

*O G14, é um grupo comunitário da zona sul da capital, onde na sua formação original, em 2004, eram 14 associações de bairros. Atualmente é composta por 20 entidades.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)