Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013 - 15h06
A comunidade do Vale do Guaporé, reunida no último dia 22 na Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé, defendeu o reconhecimento do Território da Cidadania Vale Do Guaporé, o que teve o apoio do deputado federal Padre Ton (PT-RO), presente à audiência pública coordenada pelo secretário de Estado da Administração Rui Vieira, membro efetivo da Câmara Nacional de Territórios.
Com a presença de prefeitos, vice prefeitos e vereadores da região, deputados estaduais e também do deputado federal Anselmo de Jesus (PT), o encontro discutiu a possibilidade de reconhecimento de mais um Território da Cidadania em Rondônia – hoje existem tres – no âmbito do Programa Territórios da Cidadania, lançado em 2008 pelo governo federal e que envolve a atuação de 23 ministérios.
No Estado existem o Território Central, que abrange área de 31.243,30 Km² e é composto por 13 municípios - Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Theobroma e Alvorada do Oeste; o Território Madeira Mamoré, que abrange uma área de 80.342,50 Km² e é composto pelos municípios de Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho e por último o Território Vale Do Jamari, com área de 32.141,20 Km², composto por nove municípios - Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Machadinho D`Oeste, Monte Negro e Rio Crespo.
O deputado Padre Ton disse que através do Território da Cidadania vários ministérios alocam recursos buscando soluções para os principais problemas da sociedade, e voltam os olhares para a agricultura familiar, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA. Para ele, o Território do Vale do Guaporé irá representar a união dos municípios da região em torno de temas como Universidade Federal e Instituto Federal de Rondônia.
O delegado federal do MDA em Rondônia, Genair Capelini, destacou que o MDA foi criado com objetivo de implantar políticas públicas para a agricultura familiar. O delegado parabenizou a organização da audiência em São Miguel do Guaporé, por entender que o território é o caminho para fortalecer os municípios. Genair ressaltou ainda que o Território da Cidadania tem como prioridade os anseios da população da zona rural, e pediu a participação social dentro do território Vale do Guaporé, que poderá ser homologado ainda no mês de março.
O Territórios da Cidadania reúne um conjunto de ações e políticas públicas na saúde, educação, proteção aos povos indígenas, erradicação do trabalho infantil, benefícios previdenciários, qualificação profissional e fomento à agricultura familiar entre outras.
Movimentos sociais
Ainda em São Miguel do Guaporé, o deputado se reuniu à tarde com membros da Associação de Produtores Rurais Norte Sul, da linha 106 km 6, lado norte. Aos membros da associação, que está em processo de criação, Padre Ton apresentou um balanço de seu mandato, dizendo que seu papel na Câmara dos Deputados é defender as minorias, com destaque para os pequenos agricultores, índios, mulheres e pobres em geral.
Com a presença de vereadores do município e representantes de outras associações e da escola do Distrito de Santana do Guaporé, Padre Ton ouviu dos moradores as principais necessidades da localidade. Depois realizou diligência na escola do distrito, onde se reuniu com professores e funcionários, que clamam por melhorias na estrutura. Já no sábado pela manhã, Ton participou da assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Rolim de Moura e a tarde visitou um acampamento no município de Castanheiras.
Fonte: Mara Paraguassu
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Deputados estaduais aprovam crédito adicional suplementar para o Tribunal de Contas
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram, na última semana, o Projeto de Lei 1231/2025, de autoria do Poder E

Deputada Federal Cristiane Lopes recebe Medalha Amiga da Marinha em Porto Velho
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) foi homenageada com a Medalha Amiga da Marinha, concedida pela Marinha do Brasil em reconhecimento
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)