Sábado, 3 de maio de 2008 - 08h29
O grupo “Comunidade do Rei” participou nas duas últimas semanas de abril de dois importantes eventos para manter acesa a tradição do movimento da “Jovem Guarda”, que na década de 1960, conquistou uma verdadeira legião de fãs e mudou hábitos e costumes em todo país. O primeiro foi a comemoração do aniversário do cantor e compositor Roberto Carlos, dia 19, e o outro, o show da banda “Renato e Seus Blue Caps”, dia 25 último.
![]() |
| Fã clube “Comunidade do Rei” mantém tradição musical dos anos 60 como bandeira de luta contra a violência |

História.
A “Comunidade do Rei” foi fundado em Porto Velho (RO), bem como na maioria das cidades brasileiras, com encontros entre amigos, para comemorar o Dia Nacional do Rei Roberto Carlos.
No Brasil, os fãs clubes se inspiraram no prefeito de Los Angeles (EUA) Tom Bradley, que em 1988 assinou um decreto instituindo o dia 26 de fevereiro como o Dia de Roberto Carlos, e para isso listou 11 motivos.
Em 1999, os fãs clubes Planeta Rei, de Fortaleza (CE), coordenado por Fabiano Cavalcante, e no Rio de Janeiro (RJ), por Beto Brito, após minuciosa pesquisa, reuniões e debates, envolvendo todos os fãs clubes do país, decidiram oficializar a data 8 de dezembro, como o Dia Nacional do Rei Roberto Carlos, embora as datas mais votadas fossem 19 de abril, do seu aniversário, e 26 de fevereiro, Dia do Roberto Carlos, em Los Angeles.
Os fãs clubes justificaram a escolha da data de 8 de dezembro, por se comemorar também o Dia de Nossa Senhora da Conceição, de quem Roberto Carlos é devoto; Dia internacional da família, pois Roberto Carlos sempre preservou esses valores; no mês de dezembro, historicamente o Rei Roberto Carlos lança seus discos; dezembro é o mês em que vai ao ar seu tradicional especial de fim de ano; além de ser um mês de confraternizações.
Fonte: Abdoral Cardoso (RG 13/DRT/RO)
Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Faltando pouco mais de sete meses para as eleições majoritárias, Eduardo Girão mandou um recado no evento de pré-lançamento do seu nome pelo Partido

A agricultura familiar de Jaru (RO) ganhou um importante reforço com a entrega de implementos agrícolas viabilizados com o apoio da deputada federal

Ministro do STJ recebe título honorífico da Assembleia Legislativa de Rondônia
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão do Estado de Rondônia, durante soleni

Eleições 2026: Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal
Ramon Cujui é pré-candidato a Deputado Federal pelo PT-Rondônia. De acordo com informações extraoficiais, o nome de Cujui está sendo cogitado para p
Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)