Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comunicação via satélite do Sipam dá suporte a operações do Exército e Justiça Eleitoral em Rondônia


Sete antenas de comunicação via satélite, utilizadas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para viabilizar a transmissão de voz e dados (internet) de órgãos parceiros em localidades remotas na Amazônia, estão garantindo a realização de operações da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) em Rondônia e Acre.

As antenas, denominadas VSAT (Very small aperture terminal), são transportáveis, ou seja, permitem a constante mudança de localização, e fazem parte do novo parque de telecomunicações do Sipam, que desde 2010 melhorou a qualidade e velocidade das transmissões. “Promover o acesso à comunicação na região amazônica é uma das premissas do Sipam, por isso, estamos sempre a postos para auxiliar os órgãos parceiros, seja em operações ou em suas bases fixas”, explica José Neumar da Silveira, gerente-regional do Sipam em Porto Velho.

A parceria com a Justiça Eleitoral visa efetuar o recadastramento biométrico dos eleitores da zona rural de Porto Velho, enviando digitais e documentos pela internet em localidades onde não haveria outro acesso à rede de computadores. “A operação só ocorre em modo on-line, motivo pelo qual se utilizou esse meio de comunicação, que tem se mostrado altamente eficiente”, revela Ruzevan Saraiva, coordenador de Sistemas Eleitorais do TRE.

O Tribunal tem até março de 2012 para recadastrar o eleitorado da capital, por isso, estabeleceu cronograma que abrange todos os distritos até dezembro. Nessa e nas próximas duas semanas (de 4 a 19 de outubro), a equipe estará na localidade de Rio Pardo, próxima a Buritis. De 18 a 27 de outubro será a vez da Nova Califórnia. De 29 de outubro a 12 de novembro o recadastramento irá à Extrema. De 14 a 25 de novembro acontece em Vista Alegre e, por fim, de 21 de novembro a 8 de dezembro volta mais uma vez ao Baixo Madeira para atender os distritos de Calama, Santa Catarina, Papagaios e Demarcação. O atendimento itinerante é essencial, pois quem não for recadastrado poderá ter o título cancelado e não participará das eleições municipais de 2012.
 

Operação Curare III

Os equipamentos do Sipam também estão sendo utilizados pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, que realiza desde setembro a Operação Curare III para intensificar a vigilância na faixa de fronteira dos estados de Rondônia e Acre com a Bolívia e o Peru. Junto a órgãos ambientais e de segurança, o Exército pretende reprimir os delitos na região, levar informação e atendimento médico e odontológico à população.

Fonte: Vanessa Ibrahim

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

Sebrae e Abracam apresentam Educação Empreendedora a Vereadores de Rondônia

A Abracam (Associação Brasileira de Câmaras Municipais) promoveu o PROCAVER (Programa de Capacitação Continuada de Vereadores), focando as funções d

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

O Agro em boas mãos: Assembleia Legislativa lança série especial sobre investimentos no setor rural

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) dá início, nesta terça-feira (13), ao lançamento oficial da série especial de reportagens “O

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

Presidente da Assembleia Legislativa prestigia 3º Encontro do Agronegócio em Monte Negro

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alex Redano (Republicanos) marcou presença na abertura do 3º Encontro do Agronegócio e Feira de Neg

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)