Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Companhia de teatro apresenta peça sobre enchente nas escolas da rede estadual, em Porto Velho


Gente de Opinião

Beradera Companhia de Teatro percorre escolas da Capital

Depois de estrear no sábado (29) no Tapiri, a peça “Saga Beradera”, que conta a história da comunidade ribeirinha de Nazaré após a maior enchente do rio Madeira, ocorrida no ano passado, a Beradera Companhia de Teatro de Porto Velho inicia na próxima quarta-feira (2) uma série de apresentações nas escolas. A primeira contemplada será a Francisco Desmorest, do distrito de Nazaré, com encenações às 10h e às 16h.

“Saga Beradera” foi contemplada com o Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2014, do Ministério da Cultura, e através da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a Beradera Companhia irá apresentá-la, no mês de setembro, em quatro escolas da rede estadual de ensino.

O secretário adjunto da Seduc, Márcio Felix, destacou a importância desse tipo de parceria no incentivo à valorização da cultura local. “A escola deve ser muito mais que um ambiente de ensino para a formação curricular. Na escola as crianças e os jovens devem ser orientados e incentivados a conhecer e valorizar a cultura da cidade que nasceram ou vivem. O objetivo de firmar esta parceria é integrar a arte e a educação em prol do conhecimento dos alunos”, afirmou.

O título da obra é uma homenagem a uma música do Grupo Minhas Raízes – maior agitador cultural da localidade e parceiro na realização do trabalho. A canção relata a saga de Manuel Maciel Nunes, primeiro professor de Nazaré e patrono da valorização cultural e identitária da povoação. Seu Maciel, como é chamado na comunidade, foi uma das inspirações do personagem Arigó, assim como o senhor Artêmis – que deu aula para mais de 700 alunos ao longo de 30 anos no distrito – seu Zé Ferreira, é ex-soldado da borracha.

Segundo o autor e diretor da peça, Rodrigo Vrech, as entrevistas realizadas com esses ribeirinhos, seus herdeiros (no caso do finado seu Maciel), e outros foram incluídas no texto da peça e em um curta-documentário, apresentado em uma das cenas.

O conflito se desenvolve quando seu Arigó se recusa a partir com Neto. A história fictícia de “Saga Beradera” também foi inspirada em fatos reais. Durante a enchente, dona Esmeralda, da comunidade de São Sebastião, faleceu às vésperas de seus 93 anos, ao ver sua terra destruída pela cheia. Estava hospedada na cidade, após o alagamento de sua casa, e não resistiu à mudança de ambiente e costume.

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES NA CAPITAL

08/09 – Escola Mariana –  às 20h

09/09 – Escola Juscelino Kubitschek – 10h30

09/09 – Escola Daniel Nery – 14h30

10/09 – Escola Petrônio Barcellos – 14h30


Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Laerte Gomes garante recurso para projeto de pavimentação da rodovia que liga Rondônia ao Mato Grosso

Deputado Laerte Gomes garante recurso para projeto de pavimentação da rodovia que liga Rondônia ao Mato Grosso

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Laerte Gomes (PSD) segue atuando fortemente em busca de melhorias para a infraestrutu

Comissão de Saúde vai se reunir com Casa Civil para tratar do plano de cargos e salários dos servidores

Comissão de Saúde vai se reunir com Casa Civil para tratar do plano de cargos e salários dos servidores

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) voltou a debater, mais uma vez, o Plano de Carga

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Em uma decisão alinhada com os anseios da população brasileira, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) votou a favor do requerimento de u

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

“Apresentamos ao Tribunal de Justiça um material robusto, que aponta falhas e injustiças que precisam ser corrigidas”, destaca Redano.

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou nesta Quarta-feira 12, a entrega oficial do relató

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)