Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comitê Pró-Usinas entrega assinaturas de apoio a ministro de Minas e Energia


O Comitê Pró-Usinas do Madeira entregou hoje (30) ao ministro interino  das Minas e Energia, Nelson Rubens, assinaturas de 15.800 moradores de Porto Velho favoráveis à construção das usinas hidrelétricas do Madeira, que juntas irão gerar pouco mais de 7 mil megawatts de energia. O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) deve emitir licença para o início do empreendimento até o final de junho.

O Comitê é integrado por políticos locais, empresários, profissionais liberais e integrantes da sociedade civil organizada. Vinte dos 21 vereadores de Porto Velho participaram da audiência com o ministro.  

A senadora Fátima Cleide e o senador Valdir Raupp foram os primeiros a falar durante o encontro, capitaneado pela Câmara de Vereadores de Porto Velho e pelo coordenador da bancada de Rondônia, deputado federal Eduardo Valverde (PT).

"Rondônia e  Brasil precisam das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau. Rondônia nunca se recusou a colaborar com o Brasil, recebendo migrantes de todos as regiões do país, contribuindo com suas riquezas naturais para a geração de empregos. Não tenho dúvida de que estes empreendimentos irão propiciar mudança significativa em meu Estado, mas as compensações ambientais e sociais precisam caminhar junto com o processo de futura construção destas obras", disse a senadora.

Fátima também reafirmou sua posição, manifestada desde que o governo Lula resolveu desengavetar projetos elaborados por Furnas para aproveitamento do potencial hidrelétrico do rio Madeira. "Antes certo do que errado", declarou, aludindo ao fato do Ibama ter exigido complementação aos estudos de impactos ambientais elaborados pelo consórcio Furnas-Odebrecht.

Na abertura da reunião o presidente da Câmera de Vereadores, José Hermínio(PT) fez breve relato sobre a expectativa da população em relação as usinas, manifestando a preocupação de que não ocorra mais  atrasos na emissão de  licenciamento pelo Ibama.

O representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, engenheiro José Luis, disse que mais assinaturas estão sendo colhidas junto à população de Rondônia. "Em breve elas serão enviadas à Brasília".

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Responsabilidade social e fiscal são marcas do mandato que o senador Eduardo Girão pretende implantar no Ceará

Em um ano que será marcado pela escolha dos novos governantes nas esferas estaduais e federal, o Partido NOVO já começa a movimentar o cenário local

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)