Quarta-feira, 30 de maio de 2007 - 16h22
O Comitê Pró-Usinas do Madeira entregou hoje (30) ao ministro interino das Minas e Energia, Nelson Rubens, assinaturas de 15.800 moradores de Porto Velho favoráveis à construção das usinas hidrelétricas do Madeira, que juntas irão gerar pouco mais de 7 mil megawatts de energia. O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) deve emitir licença para o início do empreendimento até o final de junho.
O Comitê é integrado por políticos locais, empresários, profissionais liberais e integrantes da sociedade civil organizada. Vinte dos 21 vereadores de Porto Velho participaram da audiência com o ministro.
A senadora Fátima Cleide e o senador Valdir Raupp foram os primeiros a falar durante o encontro, capitaneado pela Câmara de Vereadores de Porto Velho e pelo coordenador da bancada de Rondônia, deputado federal Eduardo Valverde (PT).
"Rondônia e Brasil precisam das hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau. Rondônia nunca se recusou a colaborar com o Brasil, recebendo migrantes de todos as regiões do país, contribuindo com suas riquezas naturais para a geração de empregos. Não tenho dúvida de que estes empreendimentos irão propiciar mudança significativa em meu Estado, mas as compensações ambientais e sociais precisam caminhar junto com o processo de futura construção destas obras", disse a senadora.
Fátima também reafirmou sua posição, manifestada desde que o governo Lula resolveu desengavetar projetos elaborados por Furnas para aproveitamento do potencial hidrelétrico do rio Madeira. "Antes certo do que errado", declarou, aludindo ao fato do Ibama ter exigido complementação aos estudos de impactos ambientais elaborados pelo consórcio Furnas-Odebrecht.
Na abertura da reunião o presidente da Câmera de Vereadores, José Hermínio(PT) fez breve relato sobre a expectativa da população em relação as usinas, manifestando a preocupação de que não ocorra mais atrasos na emissão de licenciamento pelo Ibama.
O representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, engenheiro José Luis, disse que mais assinaturas estão sendo colhidas junto à população de Rondônia. "Em breve elas serão enviadas à Brasília".
Fonte: Mara Paraguassu
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)