Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão Temporária Especial do Beron convida governador Daniel Pereira para discutir renegociação da dívida com a União


Hermínio Coelho e Jesuíno Boabaid repudiam relatório que reparcela dívida do Estado por mais 30 anos e pedem que a Casa não aprove a matéria

A Comissão Especial destinada a apurar o montante da dívida do Estado de Rondônia com o Banco Central, relativa ao extinto Beron, na reunião de segunda-feira (7), aprovou a sugestão do relator, Jesuíno Boabaid (PMN), e convidará o governador Daniel Pereira (PSB) para a próxima reunião da comissão, no dia 13 de agosto.

Boabaid e o presidente, Hermínio Coelho (PCdoB) pedem que o chefe do Executivo se manifeste ao relatório dos procedimentos de renegociação da dívida do Estado perante a União, em conformidade aos aditivos de ratificação ao contrato de confissão, assunção, consolidação e refinanciamento de dívidas.

Hermínio Coelho e Jesuíno Boabaid são contrários ao Projeto de Decreto Legislativo de autoria da Mesa Diretora da ALE, que trata da aprovação do relatório. Os parlamentares encaminharam a Mesa Diretora, memorando solicitando a não aprovação do projeto enquanto todas as atividades da Comissão não forem esgotadas, uma vez que a matéria ainda está em tramitação na Casa.

Hermínio afirma que o Estado já pagou muito mais do que efetivamente deveria pela dívida do Beron e que pelo visto vai continuar pagando.

“O governo já pagou mais de R$ 2 bi em dívidas e com esse acordo com a União, o 7º aditivo, o Estado deverá pagar mais R$ 7 bi em 30 anos. Se a Assembleia aprovar essa renegociação estará assinando a sentença de morte de Rondônia, pois afetará diretamente o desenvolvimento do Estado’, declarou Hermínio.

Jesuino Boabaid disse não acreditar que os demais deputados tenham coragem de aprovar a ratificação da dívida. Boabaid solicitou cópias da CPI do Beron, instaurada em 1997 e que tinha como presidente, o ex-deputado federal e atual governador de Rondônia, Daniel Pereira.

“As cópias dos trabalhos da CPI devem ser juntadas ao relatório da nossa Comissão para que possamos, junto com o governador Daniel Pereira, levantar todas as informações pertinentes a essa dívida, inclusive, saber de fato quem são os devedores”, ressaltou Boabaid que também sugeriu a ida da Comissão a Brasília para buscar uma melhor negociação para Rondônia.

Veja Mais

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Deputada Federal Cristiane Lopes é homenageada com Medalha Mérito da Comunicação Social da Polícia Militar de Rondônia

Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas

Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)