Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Comissão Pró-Rondônia consegue apoio do estado para ensino a distância


A Comissão Pró-Rondônia da Assembléia Legislativa do Estado, liderada pelo deputado estadual Tiziu Jidalias (PMDB), se reuniu na última terça-feira (23.10), na residência do governado Ivo Cassol, em Porto Velho, para pedir apoio ao chefe de Estado, na liberação de recursos para implementar a infra-estrutura dos Pólos de Ensino Universitário a Distância, localizados nos “campi” da Universidade Federal de Rondônia, nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura.
A reunião visou formalizar essa parceria entre o governo do Estado, a Assembléia Legislativa, Secretária de Educação e as prefeituras de Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura, de forma a que elas possam receber verbas no montante de R$ 766 mil, para a execução dos projetos de ensino a distância da UNIR e da Universidade Aberta do Brasil em Rondônia (UAB), naqueles municípios. Como o Poder Legislativo não tem como retirar dos cofres esse valor, por ser ilegal Juridicamente, a proposta é que o Governo do Estado retire esse valor do repasse mensal feito a Casa de Leis, para destinar ao projeto. O dinheiro será usado na compra de computadores, câmeras fotográficas, projetores, armários, ar-condicionados, cadeiras universitárias, criação de laboratórios, salas de informática, contratação de técnicos, coordenadores de ensino, entre outras necessidades. Inicialmente, o projeto beneficiará cerca 940 alunos que terão acesso à educação inteiramente grátis. A proposta foi aceita pelo governador Ivo Cassol para que os recursos economizados sejam destinados ao projeto.
O deputado Tiziu Jidalias ficou satisfeito com o resultado do encontro, agradeceu o apoio de Ivo Cassol e disse ser uma realização pessoal participar de tão importante projeto: “O resultado deste encontro significa um marco na história da Educação de Rondônia. Quero agradecer de coração o apoio do governador que atendeu as nossas reivindicações e o apoio do presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos, que abraçou a causa. Há três meses fui procurado pelos coordenadores da UNIR, que levaram a comissão Pró-Rondônia, a proposta de investir os recursos economizados pela ALE, na reestruturação dos Pólos de Ensino localizados em Ariquemes, Ji-Paraná e Rolim de Moura. Quero agora levar o mesmo projeto aos 52 municípios do Estado”, finalizou Tiziu.
A comissão Pró-Rondônia, composta pelos deputados Tiziu Jidalias, Alex Testoni, Luizinho Goebel, Ribamar Araújo e Ezequiel Neiva, defende que, para que o Estado tenha desenvolvimento é necessário unir forças entre o Poder Público e a iniciativa privada com ações conjuntas visando alcançar metas que realmente contribuam com o processo de desenvolvimento econômico e social de Rondônia.
De acordo com a coordenadora UAB, professora Crystiany Maruá Guilherme, com o apoio da Assembléia Legislativa em parceria com o Governo do Estado e a Universidade Federal, de Rondônia, o projeto vai atender uma demanda da sociedade que trabalha e não tem tempo nem condições financeiras de ingressar no ensino superior e através do projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e UNIR terá a oportunidade de concluir um curso superior. Os cursos oferecidos em Ariquemes são: pedagogia e Letras/Português, Licenciatura em música, Artes Visuais, Teatro, Educação Física e Biologia, em Rolim de Moura e Ji-Paraná serão ministrados os cursos de Biologia e Pedagogia. Cada município oferecerá 100 vagas e os cursos terão duração de quatro anos.
Estiveram presentes no encontro, além do governador do Estado, Ivo cassol, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, os coordenadores do projeto e representantes da Universidade Aberta do Brasil em Rondônia (UAB) e da UNIR, professora Crystiany Maria Guilherme e Amilton Diogo da Silva, gerente de execução da Unir, secretário de Educação do Estado, Edinaldo Lustosa, prefeita de Rolim de Moura, Milene Mota, o vice-prefeito e secretário municipal de educação de Ariquemes, Amauri Guedes, representando o prefeito Confúcio Moura e os parlamentares que compõe a Comissão Pró-Rondônia.
Fonte: Decom

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), junto com os deputados Ismael Crispin (PSB), Cássia Muleta (Pode) e Chiquinho da Emater a

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta terça-feira (24), o PL 557/20, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Le

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM  e cobra desburocratização

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM e cobra desburocratização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado estadual Sargento Eyder Brasil (PSL) defendeu um local digno de trabalho aos policia

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

A vereadora Cristiane Lopes (progressistas), mesmo em campanha do segundo turno rumo à prefeitura de Porto velho, não parou com os seus trabalhos le