Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Segurança Pública recebe denúncias contra o Executivo



Na manhã desta terça-feira (16), em reunião ordinária, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), encaminhou cópias de denúncia e instauração de inquérito de sindicância referente à acusação do agente penitenciário Otaciano Gonçalves do Nascimento, que informa ter ficado sem receber sua remuneração no período de setembro de 2012 a agosto de 2013.

De acordo com o denunciante, ele ficou recolhido no centro de correição da Polícia Militar, tendo sido absolvido da acusação a ele imputada. Após esse período, Otaciano recorreu a Secretaria de Administração de Rondônia (Sead) para receber os proventos.

Mas, mesmo preenchendo toda a documentação exigida e esperando os prazos legais estabelecidos, até hoje não recebeu os recursos financeiros. “Após recorrer em todas as instâncias do Poder Executivo, agora peço apoio a Assembleia Legislativa de Rondônia”, destacou.

O deputado Dr. Neidson (PTdoB) foi o relator desta matéria e determinou o envio da denúncia para parecer da procuradoria Geral do Estado (PGE). O encaminhamento foi aprovado por unanimidade dos deputados da comissão.

Outra matéria analisada pela Comissão refere-se ao recebimento de 23 denúncias contra a Secretaria de Estado e Justiça (Sejus), diante do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Sócio educadores de Rondônia. De acordo com o documento apresentado à comissão e assinado por Gleuber Luiz Pantoja Lyra.

O sindicato tenta negociar juridicamente os benefícios dos servidores públicos estatutários conforme Lei 68/92, mas que não tem obtido sucesso junto ao governo de Rondônia.

Dentre as exigências estão o pagamento do adicional noturno de 25% conforme vencimento, a insalubridade de 40%, periculosidade de 30%, ticket alimentação no valor de R$ 700, os ajustes no PCCR, que hoje não contempla pessoas com pós-graduação na área específica de 17%.

Também consta na pauta a falta de servidor para atender a demanda, falta de material de expediente, higiene e limpeza, a reforma do telhado da unidade de internação masculina provisória, com ordem de serviço de R$ 139 mil, além de outros pedidos.

A matéria foi encaminhada ao deputado Aélcio da TV (PP) para análise e apresentação de relatório.

Fonte: Elaine Maia

 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Lei da Patrulha Maria da Penha criado na Assembleia Legislativa de Rondônia tem salvado vidas

Rondônia registrou de janeiro a julho de 2025, 17 casos de feminicídios. Essa informação é do Observatório de Segurança Pública, do Governo do Est

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Deputado Ribeiro do Sinpol dialoga com executivo sobre a implementação do programa Refaz 2025

Em agenda política no município de Guajará-Mirim na semana passada, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD) conversou com comerciantes e lideranças polít

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

Comissão de Educação aprova projeto que combate erotização precoce nas escolas públicas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Maurício Carvalho (União Brasil-RO), aprovou o Projeto de Lei 10.583/2018, d

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

Deputado Maurício Carvalho recebe prêmio Congresso em Foco como Parlamentar Revelação

O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil-RO) foi reconhecido nacionalmente nesta quarta-feira (20) ao receber o prêmio Congresso em Foco 2

Gente de Opinião Domingo, 24 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)