Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia se reúne para deliberar projetos

Cinco projetos foram distribuídos para relatoria pelos membros da comissão


Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia se reúne para deliberar projetos - Gente de Opinião

A Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia se reuniu nesta terça-feira (24), no plenarinho 2 da Assembleia Legislativa para deliberar sobre os projetos encaminhados à Comissão. A reunião contou com as presenças dos deputados Chiquinho da Emater (PSB), presidente da CICCT, Ezequiel Neiva (PTB) e Aélcio da TV (PP).

Distribuídos

Cinco Projetos de Lei foram distribuídos para receberem pareceres pelos deputados que compõem a Comissão.

O deputado Aélcio da TV ficou com a relatoria do PL 717/20, de autoria de Jair Montes, que dispõe sobre a obrigatoriedade do suporte em acrílico para mesas e balcões em todos os setores de atividades e serviços essenciais e não essenciais, como medida de enfrentamento à disseminação do novo coronavírus, causador da COVID-19, na forma que indica, e dá outras providências.

A relatoria do PL512/20, de autoria de Adaílton Furia, que proíbe às concessionárias prestadoras de serviços essenciais de fornecimento de energia elétrica e água no Estado de Rondônia de realizar a leitura de medidores de consumo e emissão de faturas enquanto estiver em vigor o Decreto Estadual n° 20.887, de 20 de março de 2020; e o PL 521/20, de autoria de Chiquinho da Emater, que dispõe sobre a obrigatoriedade das concessionárias de telefonia fixa e móvel cancelarem a multa contratual de fidelidade dos consumidores que perderem vínculo empregatício e dá outras providências, também ficaram com a relatoria do deputado Aélcio.

O deputado Chiquinho da Emater ficou com a relatoria de dois projetos: o PL697/20, de autoria de Eyder Brasil, que cria o Programa de Incentivo à Produção e Distribuição de Energia Limpa do Estado de Rondônia – PROELIMP/RO; e o PL642/20, de autoria de Ismael Crispim, que dispõe obre parâmetros específicos sobre inovação tecnológica para microempresas e para as empresas de pequeno porte no Estado de Rondônia.

Aprovado

O PL 502/20, de autoria de Jhony Paixão, que dispõe sobre normas de fornecimento de máscaras e fixação de horários para atendimento a idosos em supermercados e hipermercados no âmbito do Estado de Rondônia e dá outras providências, recebeu parecer favorável do deputado Aélcio e foi aprovado pelos demais membros da Comissão. O projeto agora seguirá para deliberação em plenário.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Dia Mundial do Rádio é o reconhecimento da importância desse veículo de comunicação de massa

Se existe um “vovô” dos veículos de comunicação de massa, ele é o rádio. Apesar de toda a evolução tecnológica vivenciada nos últimos anos, o rádi

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Deputada Ieda Chaves fortalece divulgação de cartilha com orientações às mulheres no Carnaval

Embora o Carnaval seja sinônimo de liberdade, o risco de violência sexual ainda é uma realidade para muitas mulheres. Com foco na prevenção, a deput

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

Elias Rezende assume presidência do PRD e consolida liderança na Federação Renovação Solidária

O cenário político de Rondônia ganhou um novo capítulo nesta semana. Em reunião realizada em Porto Velho com a direção nacional da Federação Renovação

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

Deputado Alex Redano apresenta indicação para recuperação na RO-144

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo do estado, com cópia ao Departamento de Estradas de Rodagem e Transpo

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)