Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão de Constituição e Justiça volta a discutir PL sobre oficiais de justiça

Representante da OAB de Rondônia foi ouvido pela comissão


Comissão de Constituição e Justiça volta a discutir PL sobre oficiais de justiça - Gente de Opinião

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação se reuniu nesta terça-feira (08), no plenarinho 2 da assembleia legislativa, sob a presidência do deputado Adelino Follador (DEM). Na reunião estiveram presentes também os deputados Anderson Pereira (PROS), Jair Montes (AVANTE) e Aélcio da TV (PP).

A Comissão recebeu o procurador Cássio Vidal, representando a OAB RO, para discutir o PLC 83/20, de iniciativa do Judiciário, que altera a Lei Complementar nº 94, de 3 de novembro de 1993 (Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia – COJE) e a Lei nº 2.936 de 26 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a fixação de emolumentos relativos aos atos praticados pelos serviços notariais e de registro, em face das disposições da Lei Federal nº 10.169, de 29 de dezembro de 2000.

O procurador informou que a OAB tem preocupação em relação aos custos da matéria, ressaltando que este custo não pode recair ao jurisdicionado, mas que cabe ao próprio tribunal de justiça cobrir o valor do processo.

Vidal sugeriu também que conste no projeto que a parte tenha a opção de solicitar, via seu advogado, que a notificação seja feita através do oficial de justiça.

Os membros destacaram que a comissão abriu espaço para que todas as partes interessadas fossem ouvidas sobre o projeto. Jair montes ressaltou que este processo garante aos deputados a segurança para tomar sua decisão e buscar o que é justo ao Estado e parabenizou a presidência pela forma que vem conduzindo os trabalhos.

Adelino lembrou que a CCJR vota apenas pela constitucionalidade, e não pelo mérito da matéria, e que este somente será analisado caso o projeto vá à tramitação em plenário.

Questionado em relação à análise da legalidade da matéria pela OAB, o procurador Vidal informou que, embora entenda que o projeto não seria apresentado pelo Tribunal de Justiça do Estado sem que tivesse constitucionalidade, ele ainda não foi analisado pelo colegiado da instituição.

Diante da falta do parecer do colegiado, o deputado Anderson sugeriu manter o projeto sobrestado, como se encontra no momento, e adiar sua votação até que a OAB emita um posicionamento sobre a matéria. A proposta foi acatada pelos demais membros da comissão e o PLC só deve voltar a ser discutido após a emissão desse parecer, que Vidal declarou não acreditar que saia ainda este ano.

Jair Montes destacou que a votação deste projeto poderá pautar decisões em todo país, por isso é importante analisar a matéria com calma.

Distribuídos

Treze projetos foram distribuídos para receberem relatoria pelos membros da comissão.

O deputado Aélcio da TV ficou com a relatoria dos PLs 892/20, 884/20 e do PLC 87/20, de autoria do Tribunal de Justiça do Estado, que altera o Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia.

Anderson Pereira ficou responsável pela relatoria do Projeto de Emenda à Constituição 13/20, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Constituição do Estado de Rondônia, além dos PLs 893/20, 888/20 e 880/20.

O deputado Jair Montes recebeu para relatoria o PL 891/20, de autoria de Jhony Paixão, que altera o Código de Organização e Divisão Judiciária do Estado de Rondônia; e o PL 890/20, de autoria do Tribunal de Justiça, que autoriza o Poder Judiciário do Estado de Rondônia a realizar contratações de pessoal em regime especial por prazo determinado para atender às necessidades temporárias de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do artigo 37 da Constituição Federal, e dá outras providências.

Coube ainda ao presidente da comissão, Adelino Follador, a relatoria dos PLs 894/20, 889/20, 887/20, 883/20 e o PLC 86/20, de autoria do Tribunal de Justiça, que dispõe sobre a extinção de cargos comissionados no Quadro de Pessoal do Poder Judiciário de Rondônia e altera dispositivos da Lei Complementar nº 568, de 29 de março de 2010.

Pareceres

Foram votados ainda os pareceres emitidos pelos membros da comissão de seis projetos de lei.

O deputado Anderson emitiu parecer contrário ao PL 870/20, de autoria de Alex Silva, que torna obrigatório o uso de pisos absorventes de impacto em áreas de lazer e recreação infantil e dá outras providências; e ao PL 657/20, de autoria de Ezequiel Neiva, que dispõe sobre a garantia do direito de preferência das mulheres vítimas de violência doméstica à matrícula e à transferência dos filhos, ou de crianças e adolescentes sob sua guarda, nas escolas da Rede Estadual de Ensino do Estado de Rondônia.

 O deputado Ismael crispim emitiu parecer contrário pela constitucionalidade do PL 872/20, de autoria de Chiquinho da Emater, que institui a reserva de unidades residenciais de programas habitacionais do Estado de Rondônia às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.     

Receberam parecer contrário também, pela relatoria de Adelino Follador, o PL 879/20, de autoria de Chiquinho da Emater, que ispõe sobre a implantação definitiva do sistema de videoconferência para interrogatório e audiências de presos no âmbito do Estado de Rondônia; e o PL 869/20, de autoria de Dr. Neidson, que dispõe sobre a suspensão temporária do ponto eletrônico de todos os servidores da área da saúde do Estado de Rondônia, enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

As matérias com parecer contrário irão à arquivo.

Adelino Follador ainda emitiu parecer favorável sobre o PL 889/20, de autoria do Tribunal de Justiça, que altera dispositivos da Lei n. 918 de 20 de setembro de 2000, a qual institui, no âmbito estadual, o Selo de Fiscalização e a gratuidade do registro de nascimento, assentos de óbitos e das primeiras certidões, bem como das subsequentes relativas a estes atos àqueles reconhecidos pobres e dá outras providências, e agora o projeto irá a tramitação em plenário.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)