Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão da Indonésia vem a Rondônia avaliar rebanho bovino


 
Uma comissão técnica pecuária, integrada por representantes do Ministério da Agricultura da Indonésia, estará no município de Vilhena nesta quarta-feira (7) para avaliar a qualidade do rebanho bovino no Estado e as condições de trabalho dos frigoríficos locais. 
 
A perspectiva é que seja fechada uma grande transação comercial para a exportação de carne de Rondônia para esse país.

Nesta missão veterinária será observada a qualidade sanitária da carne brasileira e o sistema de controle de vacinação contra febre aftosa do Idaron. Apenas os produtores e frigoríficos dos estados com Certificado Sanitário Internacional (CSI) e certificado de ausência de febre aftosa poderão exportar a carne. Como a Indonésia é um país predominantemente mulçumano será necessário também o cumprimento de outras exigências, como o tipo de corte e embalagem da carne. O abate de animais é denominado “Halal” e é o método exigido pela religião islâmica, praticada por 80% dos indonésios.

Além do estado de Rondônia, a comissão visitará ainda os estados do Pará, Goiás e Mato Grosso. “A Indonésia pretende importar 400 mil toneladas de boi vivo e 50 mil toneladas de carne bovina in natura do Brasil. Entre as exigências estão a sanidade animal, frigoríficos com padrão internacional e autorização para exportação já concedida pelo Ministério da Agricultura e que estes frigoríficos autorizados e certificados produzam e embalem a carne nos moldes que a religião mulçumana exige, e Rondônia possui todas estas especificações”, explicou o presidente do Idaron, Augustinho Pastore, que estará recepcionando os indonésios durante a visita em Vilhena.

A comissão, que conta com quatro técnicos e um tradutor, também está sendo acompanhada pelo embaixador do país no Brasil, Bali Moniaga. Em Vilhena, a missão será recepcionada pelo presidente do Idaron, Augustinho Pastore, lideranças políticas e empresarias no Estado. Lá eles assistirão uma palestra e conhecerão um frigorífico local, que atende às exigências internacionais. “Rondônia é um grande produtor de carne bovina, possui um rebanho de 12 milhões de cabeças de gado e está livre da febre aftosa. Os técnicos encontrarão ótimas condições para que a nossa carne seja exportada para mais este país”, afirmou o governador Ivo Cassol, ao saber da visita dos indonésios. Cassol não poderá recepcioná-los porque estará no Palácio do Planalto, em Brasília, para o lançamento do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, como convidado da Presidência da República, compromisso anteriormente assumido pelo governador.
 
Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Deputada Ieda Chaves destina R$ 145 mil para ampliar atendimento a pacientes com câncer Porto Velho

Desde 2013, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Porto Velho (AVCC) atua como uma rede de apoio essencial na capital rondoniense, acolhen

Gente de Opinião Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)