Quarta-feira, 19 de dezembro de 2007 - 18h11
Em sessão ao vivo transmitida para todo Brasil pela TV câmara,o deputado federal Lindomar Garçon-PV, conseguiu aprovar por unanimidade nesta quarta feira, 19- requerimento de sua autoria que determina o envio a Rondônia da comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, que terá como objetivo traçar um plano estratégico para a região de Porto Velho e Candeias do Jamari.
De acordo com o deputado, diante dos empreendimentos energéticos, com as construções das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira,em Rondônia, se faz necessário neste momento a presença, o acompanhamento dos parlamentares da câmara federal através da Comissão da Amazônia, para fazer novos estudos sobre os impactos sociais provocados pelos empreendimentos.
Estas usinas integram o Plano de Aceleração do Crescimento( PAC) e a previsão é que sejam investidos mais de 10 bilhões de reais no empreendimento, portanto, acrescenta o deputado Garçon, é importante que seja feito um levantamento completo das carências sociais e da falta de infra-estrutura para se adequar a essa nova realidade social.
A preocupação do deputado se deve ao fato de que apenas 3% da população da capital é beneficiada com saneamento básico e pouco mais de 48% das residências tem água tratada. Outra preocupação do deputado Garçon, e que o motivou a criação desta comissão é com o inchaço populacional que está previsto para a capital para os próximos cinco anos.
Segundo os primeiros estudos Porto Velho e Candeias do Jamary deverão receber uma população adicional de mais de 100 mil habitantes, e que senão forem tomadas medidas responsáveis para dotar estes municípios de estruturas para receber essa população a condição de vida será prejudicada com a elevação de problemas nas [área de saúde, segurança pública, habitação e trânsito que hoje já apresenta os primeiros sinais de desorganização. Na oportunidade Garçon lembrou, o município de Pimenta Bueno, que já conta com dois viadutos se antecipando a chagada do progresso enquanto que em Porto Velho a capital vive um caos no trânsito.
Durante sua fala, na comissão, Garçon foi aparteado pelo deputado federal, Asdrúbal Bentes-PMDB-PA, que fez elogios ao deputado e sua iniciativa de criar uma comissão para acompanhar de perto os empreendimentos energéticos em Rondônia e principalmente buscar soluções para os problemas sociais que surgirão com a construção das usinas. Asdrúbal falou também da preocupação do deputado Garçon em fiscalizar o empreendimento para evitar que mais prejuízos sejam acrescidos a população ribeirinha.
Garçon citou ainda, que até o momento apenas as empresas empreendedoras tem prestado informações sobre seus projetos e estudos sobre os impactos sociais. Ele cobrou maior participação do poder público nos debates com a sociedade. Essa comissão que virá a Porto velho, vai discutir as responsabilidades de cada organismo da sociedade, buscar unir as forças para se antecipar aos problemas sociais que virão e principalmente apontar soluções para os problemas de infra-estrutura, destaca o parlamentar.
Garçon confirmou que o presidente do seu Partido, o PV, Fernando Gabeira e a presidente da comissão da Amazônia, deputada Vanessa Grazziotin,PCdoB, AM integram a comitiva que virá a Rondônia acompanhar o andamento dos empreendimentos energéticos no Rio Madeira.
Fonte: Ascom
Troca de ponte de madeira por galeria é solicitada pelo deputado Alan Queiroz
Para melhorar a qualidade de vida da população, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou ao Governo de Rondônia a substituição da ponte
Na sessão desta terça-feira (8), o deputado Ismael Crispin (MDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) para expressar sua
Um passo significativo foi dado para melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho. A depu
Deputada Ieda Chaves cobra melhorias no abastecimento de água no bairro Lagoinha, em Porto Velho
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação n.º 7334/2024, solicitando melhorias na oferta de água potável no bairro Lagoin