Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Comissão aprova projeto que faz alterações no Refaz


 
A Comissão de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (CICCT) da Assembleia Legislativa esteve reunida nesta terça-feira (7), para deliberar sobre o projeto de lei nº 14/15, que altera dispositivo da Lei nº 2.840, de 3 de setembro de 2012, que institui o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Refaz), para adequação aos termos do Convênio ICMS 66, de 9 de julho de 2014. O parecer favorável do relator, deputado Cleiton Roque (PSB) foi aprovado com três votos favoráveis e um contra.

O presidente da comissão, deputado Aélcio da TV (PP), disse que seu voto é favorável mesmo a Receita Estadual tendo que abrir mão de multas para receber o capital. “Reconheço que o pequeno empresário não suporta uma carga tributária de 40% e muitas vezes não consegue honrar seus compromissos com o fisco”, observou. Os deputados Léo Moraes (PTB) – membro, e Laerte Gomes (PEN) – suplente, também votaram favoráveis ao projeto.

A deputada Lúcia Tereza (PP) disse que apesar de ser voto vencido, está votando contra. Em sua opinião, este projeto beneficia o mau pagador. “No dia que for votado um projeto premiando o bom pagador, com certeza terá meu voto favorável”, afirmou.

O deputado Léo Moraes disse que vota com o presidente e o deputado Laerte Gomes ressaltou que principalmente os pequenos, que muitas vezes vendem fiado, não conseguem cumprir com seus compromissos.

De acordo com o Poder Executivo, autor do projeto, a medida permitirá a continuidade de incentivo aos contribuintes em débito com a Fazenda Pública, para quitarem seus compromissos com o Poder Executivo Estadual, fortalecendo a economia mediante ingressos financeiros e atendendo às condições expressas do Convênio aprovado.

O projeto altera o inciso II do artigo 2°, que diz: A opção pelo Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual (Refaz) contemplará os benefícios abaixo enumerados: II - pagamento à vista ou parcelado do crédito tributário.

Fonte: Liliane Oliveira    

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes prestigia festa de 40 anos do Grupo Cairu em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou da comemoração dos 40 anos do Grupo Cairu, em Pimenta Bueno, Rondônia. O evento reuniu

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Deputados aprovam créditos suplementares para Previdência e pagamento de precatórios em Rondônia

Na última semana, os deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovaram por unanimidade dois projetos de lei de autoria do Poder Exec

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

Alero aprova investimentos em ciência, tecnologia e pesca artesanal em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou por unanimidade, na última semana, dois importantes projetos de lei de autoria do Poder Executi

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

Assembleia aprova investimento de R$ 10 milhões para combate a queimadas em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na última semana, por unanimidade o Projeto de Lei 1006/2025, que autoriza a abertura de créd

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)