Sexta-feira, 29 de novembro de 2013 - 20h37
Para realizar este trabalho que irá durar cerca de dois meses, a Seas, conta com 18 equipes, sendo cada uma composta por dois técnicos que atuam como entrevistadores e um motorista. As visitas iniciaram pela zona leste da capital, por ser a região com maior número de inscritos e pelo bairro Mato Grosso, atendendo a uma medida de emergência, onde cerca de 100 famílias estão desabrigadas.
Antes das equipes saírem para as primeiras visitas, o secretário de Assistência Social, Márcio Felix, reuniu com todos os técnicos e motoristas e frisou a determinação do Governador Confúcio Moura em realizar um trabalho qualificado. "A atuação dos técnicos durante a visita é um trabalho muito importante, que requer muita atenção e nosso objetivo é realizar visitas humanizadas e qualificadas", resaltou o secretário.
Inicialmente serão visitados os idosos, pessoas com deficiência (titular) ou famílias em que façam parte pessoas com deficiência e os que atingiram de 5 a 6 dos critérios de seleção, federais e estaduais utilizados pelos programas.
De acordo com o secretário da Seas, o processo de visitas é essencial e muito importante para constatar e conferir "in loco", as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição. “É na visita domiciliar que vemos situação socioeconômica e de moradia, em que vivem as famílias que se inscreveram", declarou Márcio Felix.
Ana Alice Ferreira, 42 anos, moradora da Rua Fluminense, no Bairro Lagoinha, foi uma das primeiras a receber a visita dos técnicos. Ela mora em casa alugada com mais duas famílias. É divorciada e recebe pensão por doença (de pele). É hipertensa e tem problemas cardíacos. Com o que ganha, paga aluguel e mal consegue comprar os remédios que necessita tomar para o coração. A casa que mora é em área risco que no período das chuvas sofre com as alagações.
Ana relatou que soube das inscrições para o Residencial Orgulho do Madeira, pela televisão e prontamente tratou de ir inscrever-se, pois nunca conseguiu realizar o sonho da casa própria.
Outra visitada foi a senhora Maria Almira de 55 anos, desempregada, moradora da Rua Atlético, no Bairro Lagoinha. Mora com o filho portador de deficiência mental, em uma casa de madeira, cedida por um amigo. A casa está em condições insalubres e o banheiro não possui cobertura, ficando exposto ao sol e a chuva.
Maria afirmou que a maior dificuldade da família não é a doença do filho, mas as condições da moradia atual. "Quando chove, dormimos com as goteiras e no verão, é muito quente, abafado, não dá para ficar dentro de casa. Sofro, porque não posso dar melhores condições ao meu filho. Esse programa do governo vai realizar meu maior sonho que é dar uma vida melhor para meu filho", contou emocionada.
Residencial Orgulho do Madeira
Localizado no Bairro Mariana na zona leste da capital, o residencial Orgulho do Madeira contempla 3.744 apartamentos e 256 casas que já estão com mais de 60% das obras concluídas. "As moradias são de boa qualidade, com infraestrutura urbana, rede de esgoto, estação de tratamento de água e o residencial ainda irá contar com equipamentos públicos como escolas, creches, unidades de saúde e segurança", frisa Márcio Felix.
O Residencial é fruto da parceria entre o Programa Estadual Morada Nova com o Minha Casa Minha Vida do governo federal, que está garantindo à população de baixa renda de Rondônia a conquista da casa própria e uma moradia digna.
Fonte: Luana Lopes / Decom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)