Terça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Colóquio na FIMCA com candidatos a Prefeitura de Porto Velho lota auditório



Acadêmicos do Curso de Turismo com ênfase em Meio Ambiente e de outros Cursos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA assim como alunos do Curso de Educação Física, da Faculdade Metropolitana tiveram participação ativa durante o colóquio com seis candidatos a Prefeitura de Porto Velho, promovido pela FIMCA e a Empresa Jr realizado na noite de sexta-feira (26 de setembro) no auditório da Instituição.

Ao evento, dos sete candidatos compareceram seis: Adilson Siqueira (PSOL) e sua vice; Alexandre Brito (PTC); David Chiquilito (PCdoB); Hamilton Casara (PSDB); Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB). O colóquio teve como mediador, o professor Enoque Cabral que, apresentou as condições da realização do evento e a programação.

Cada um dos candidatos, de acordo com as regras previamente estabelecidas, contou com dez minutos para falar sobre seu plano de governo e como o Turismo estaria inserido no contexto exposto. Depois da respectiva apresentação foram feitos dois questionamentos, sendo um, por acadêmicos de Turismo e o segundo pelos demais acadêmicos dos Cursos da FIMCA e Metropolitana. Cada candidato teve então dois minutos para responder.

De acordo com as regras, a apresentação seria por ordem de chegada. Desta forma o primeiro candidato a falar foi Hamilton Casara, seguido pelo professor Adilson Siqueira; David Chiquilito, Alexandre Brito, Mauro Nazif e por último, Lindomar Garçon.

Na abertura do evento, o coordenador do Curso de Turismo com ênfase em Meio Ambiente da FIMCA, professor José Marques frisou a importância do evento para a democracia e lembrou que "no período da ditadura militar, uma reunião como esta estaria proibida. A presença de vocês mostra que o tema é relevante, precisa ser discutido, afinal de contas é necessária uma análise profunda do plano de governo que cada um dos candidatos, suas propostas não apenas para o turismo em Porto Velho,mas também nas áreas da segurança, saúde e da educação".

Os seis candidatos abordaram temas referentes ao potencial turístico de Porto Velho, e foram unânimes quanto ao descaso do atual governo com o patrimônio histórico da capital. Falaram ainda da necessidade de ações voltadas para o desenvolvimento do turismo assim como a valorização e inserção do profissional Turismólogo.

O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho prestigiou o evento assistindo a todas as apresentações. No encerramento do colóquio, professor Enoque convidou Aparício a se pronunciar. Primeiramente agradeceu a presença dos candidatos, dos professores e dos acadêmicos. Destacou a participação dos alunos, pelos questionamentos relevantes e objetivos que mostrou a cada dos seis candidatos que a academia está preparada para questionar e exigir respostas para os anseios da população, da qual todos estão inseridos.

Aparício parabenizou os professores que formam a Empresa Jr, José Marques, Enoque Cabral, Ana Maria e Jun Yamamoto pela iniciativa e pela organização do evento assim como o cerimonial feito por acadêmicos de Turismo da FIMCA.

Referindo-se aos acadêmicos, Aparício ressaltou que "vocês demonstraram esta noite que estão preparados e amadurecidos para o debate e a discussão política. Vocês souberam questionar de maneira inteligente e objetiva. Sinto-me orgulhoso de todos que vieram para participar e prestigiar este evento".

Aparício enfatizou ainda que "Porto Velho passa por momentos delicados com o crescimento da violência, a falta de segurança, e o caos na saúde pública e na educação. Este colóquio que assistimos com seis dos sete candidatos a Prefeitura de Porto Velho serviu para que pudéssemos analisar mais a fundo as propostas e plano de governo de cada um deles, pois este exercício de democracia é de importância vital, pois a nossa escolha pode ou não, trazer benefícios e desenvolvimento para a capital", finalizou.

Fonte: Ascom/FIMCA

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

Deputado Ribeiro solicita prorrogação do concurso da Polícia Civil de Rondônia

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação parlamentar ao Govern

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

Deputado Alex Redano solicita implantação do Programa Rondônia Cidadã em Mirante da Serra

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo e à Secretaria de E

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

O vereador Márcio Freitas indicou condecoração aos agentes que participaram da maior apreensão de drogas da história no estado

A Câmara Municipal de Ji-Paraná concedeu Moção de Aplausos aos servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e aos militares do Corpo de Bombeiros,

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Deputada Cristiane Lopes entrega voadeiras à prefeitura para atender as comunidades do Baixo Madeira

Com o objetivo de garantir acesso rápido e digno aos serviços de saúde nas regiões mais isoladas de Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)