Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Colóquio na FIMCA com candidatos a Prefeitura de Porto Velho lota auditório



Acadêmicos do Curso de Turismo com ênfase em Meio Ambiente e de outros Cursos das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA assim como alunos do Curso de Educação Física, da Faculdade Metropolitana tiveram participação ativa durante o colóquio com seis candidatos a Prefeitura de Porto Velho, promovido pela FIMCA e a Empresa Jr realizado na noite de sexta-feira (26 de setembro) no auditório da Instituição.

Ao evento, dos sete candidatos compareceram seis: Adilson Siqueira (PSOL) e sua vice; Alexandre Brito (PTC); David Chiquilito (PCdoB); Hamilton Casara (PSDB); Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB). O colóquio teve como mediador, o professor Enoque Cabral que, apresentou as condições da realização do evento e a programação.

Cada um dos candidatos, de acordo com as regras previamente estabelecidas, contou com dez minutos para falar sobre seu plano de governo e como o Turismo estaria inserido no contexto exposto. Depois da respectiva apresentação foram feitos dois questionamentos, sendo um, por acadêmicos de Turismo e o segundo pelos demais acadêmicos dos Cursos da FIMCA e Metropolitana. Cada candidato teve então dois minutos para responder.

De acordo com as regras, a apresentação seria por ordem de chegada. Desta forma o primeiro candidato a falar foi Hamilton Casara, seguido pelo professor Adilson Siqueira; David Chiquilito, Alexandre Brito, Mauro Nazif e por último, Lindomar Garçon.

Na abertura do evento, o coordenador do Curso de Turismo com ênfase em Meio Ambiente da FIMCA, professor José Marques frisou a importância do evento para a democracia e lembrou que "no período da ditadura militar, uma reunião como esta estaria proibida. A presença de vocês mostra que o tema é relevante, precisa ser discutido, afinal de contas é necessária uma análise profunda do plano de governo que cada um dos candidatos, suas propostas não apenas para o turismo em Porto Velho,mas também nas áreas da segurança, saúde e da educação".

Os seis candidatos abordaram temas referentes ao potencial turístico de Porto Velho, e foram unânimes quanto ao descaso do atual governo com o patrimônio histórico da capital. Falaram ainda da necessidade de ações voltadas para o desenvolvimento do turismo assim como a valorização e inserção do profissional Turismólogo.

O diretor da FIMCA, Aparício Carvalho prestigiou o evento assistindo a todas as apresentações. No encerramento do colóquio, professor Enoque convidou Aparício a se pronunciar. Primeiramente agradeceu a presença dos candidatos, dos professores e dos acadêmicos. Destacou a participação dos alunos, pelos questionamentos relevantes e objetivos que mostrou a cada dos seis candidatos que a academia está preparada para questionar e exigir respostas para os anseios da população, da qual todos estão inseridos.

Aparício parabenizou os professores que formam a Empresa Jr, José Marques, Enoque Cabral, Ana Maria e Jun Yamamoto pela iniciativa e pela organização do evento assim como o cerimonial feito por acadêmicos de Turismo da FIMCA.

Referindo-se aos acadêmicos, Aparício ressaltou que "vocês demonstraram esta noite que estão preparados e amadurecidos para o debate e a discussão política. Vocês souberam questionar de maneira inteligente e objetiva. Sinto-me orgulhoso de todos que vieram para participar e prestigiar este evento".

Aparício enfatizou ainda que "Porto Velho passa por momentos delicados com o crescimento da violência, a falta de segurança, e o caos na saúde pública e na educação. Este colóquio que assistimos com seis dos sete candidatos a Prefeitura de Porto Velho serviu para que pudéssemos analisar mais a fundo as propostas e plano de governo de cada um deles, pois este exercício de democracia é de importância vital, pois a nossa escolha pode ou não, trazer benefícios e desenvolvimento para a capital", finalizou.

Fonte: Ascom/FIMCA

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)