Quarta-feira, 2 de novembro de 2011 - 08h04
Belém (RV) - “A Amazônia que temos e a Amazônia que queremos” foi o tema do 2º Simpósio realizado em Belém (PA) nos dias 27 a 29 de outubro, encontro que contou com a presença de 80 pessoas das pastorais, representantes de dioceses, religiosos e da Cáritas do Regional Norte 2 da CNBB (Pará).
A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) irmã Maria Irene Lopes, juntamente com o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Camilo Pauletti, participaram do Simpósio.
“A Amazônia sofre por causa de um modelo econômico que privilegia o lucro acima da vida do povo e do respeito à natureza: desmatamento, queimadas, agronegócio, madeireiras e mineradoras.
Os grandes projetos são decididos fora da Amazônia, visando interesses que não beneficiam os amazônidas. É urgente analisar as consequências desses projetos”, sublinhou irmã Irene sobre a importância das discussões no Simpósio. Ela também apresentou os projetos da Comissão para o quadriênio (2011-2015).
Ainda no Simpósio houve discussões, troca de ideias, perspectivas que ajudam a elaborar, aprofundar e sistematizar a reflexão em torno de um determinado tema. “A degradação humana e ambiental” foi o destaque do evento que contou também com palestras, mesas de debate e plenárias. O professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Romero Ximenes desenvolveu o seguinte tema: “A trajetória do desenvolvimento na Amazônia”, no âmbito econômico, social e político”.
O diretor das POM, padre Camilo Pauletti, apresentou um vídeo sobre o projeto missionário da Igreja do Brasil no Haiti e sobre o mês missionário com foco na Amazônia e destacou a importância das pessoas valorizarem a dimensão missionária ad gentes (além-fronteiras). (CNBB)
Decisão do TJRO pode recolocar Cassol no cenário político e possibilitar sua candidatura ao governo
Veja a reportagem:
Reforçando o compromisso com a inclusão social e a cidadania, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos
Deputado Delegado Lucas anuncia emenda de R$ 6 milhões para Buritis
O município de Buritis vai receber, em 2025, o maior volume de recursos já destinados de uma única vez por um deputado estadual. O anúncio foi feito
Mães compartilham histórias que inspiram
Quem compareceu a roda de conversas realizada no auditório da Uninassau, na noite da última terça-feira (6), teve a oportunidade de conhecer um pouc