Quarta-feira, 29 de outubro de 2008 - 11h20
Candidata à reeleição pela Chapa 1 Sintero Somos Nós, Nossa Força Nossa Voz, a presidente do Sintero Claudir Mata percorre as escolas públicas de todo o Estado para divulgar as realizações de sua gestão e as propostas para o próximo triênio. A Chapa 1, que tem Claudir como candidata a presidente e Manoelzinho como candidato a Secretário-Geral, apresenta uma renovação de dois terços da direção do Sintero.
Nesta terça-feira (28/10), Claudir concedeu entrevista ao programa Hora do Povo, apresentado pelo jornalista e advogado Maurício Calixto na Rede Rondônia de Rádio, oportunidade em que enumerou algumas das principais propostas.
Além da luta pela implantação da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional, redução da carga horária e lutas por reposição salarial, a Chapa 1 tem entre suas propostas a busca por convênios para oferecer curso superior aos Técnicos Administrativos Educacionais (ex-funcionários de escolas), convênios para oferecer cursos pós-graduação aos professores, e a ampliação dos cursos de formação para os filiados em todo o Estado.
A transposição de servidores para os quadros da União através da PEC que já tramita no Congresso Nacional é outra bandeira de luta da Chapa 1. Temos buscado trabalhar em sintonia com a bancada federal e com os demais sindicatos de servidores para agilizar a tramitação da PEC, disse Claudir.
As propostas da Chapa 1 contemplam os anseios dos trabalhadores em educação federais, estaduais e municipais. Para os federais a principal bandeira é a agilização do pagamento da ação da isonomia tanto aos professores quanto aos técnicos/administrativos, que também terão direito ao pagamento da multa referente ao período em que a União deixou de promover o enquadramento. Recentemente o Sintero obteve da Justiça uma determinação para que a União efetue o enquadramento de quase 1.500 técnicos, o que garantiu um substancial ganho salarial e permitirá a realização dos cálculos da isonomia. Além da isonomia, várias outras ações estão em andamento.
Para os municipais, entre outras propostas, consta a busca de convênios para cursos de formação, além da manutenção da luta pelos planos de carreira em todos os Municípios e implantação da lei do Piso Nacional. Já para os estaduais, além das bandeiras já mencionadas, o Sintero manterá a luta por valorização profissional.
A eleição no Sintero acontece em todo o estado nos dias 03 e 04 de novembro (segunda e terça), com urnas fixas nas sedes das Regionais, e urnas móveis que percorrerão as escolas e demais locais de trabalho.
Fonte: Adércio Dias
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
STF atende pedido da Casa de Leis e suspende operações federais em reservas estaduais
O Supremo Tribunal Federal (STF) acatou um pedido da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e determinou a suspensão de operações de órgãos fede

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cacaulândia (RO) recebeu, após 18 anos de espera, uma caminhonete totalmente equipada para fortalece

A Assembleia Legislativa de Rondônia está lançando, por meio da Comissão de Trabalho Temporária Para Elaboração do Planejamento Estratégico da Casa

Lei federal sobre habilitação gratuita motiva requerimento da deputada Cláudia de Jesus
Com o objetivo de ampliar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação para a população de baixa renda, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) pro
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)