Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cirone Deiró cobra agilidade do DER para adequações em aeroportos do interior

Parlamentar também criticou desrespeito aos direitos de pessoas com deficiência no estado


Cirone Deiró cobra agilidade do DER para adequações em aeroportos do interior - Gente de Opinião

Em discurso na sessão desta terça-feira (01), o deputado Cirone Deiró (PODE) cobrou agilidade para resolver problemas nos aeroportos do interior do estado. Após as viagens serem suspensas devido à pandemia da Covid-19, a empresa que realiza voos para os municípios de Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná exigiu que problemas estruturais dos aeroportos fossem resolvidos antes da retomada das atividades.

Cirone ressaltou que vem realizando reuniões com o DER, o Governo do Estado e a Casa Civil para tentar viabilizar as reformas necessárias, mas a coordenadoria de aeroportos não está funcionando como deveria e os voos continuam suspensos.

O deputado lembrou que, em Cacoal, a empresa que deveria instalar o equipamento necessário à adequação da pista desistiu, em vista da alta do dólar, e nova licitação ainda não foi aberta.  Também foi conseguido um recurso de R$ 3 milhões para equipar o saguão do aeroporto, após a realização da obra de reforma pelo DER, mas a licitação também não foi liberada ainda, correndo o risco de perder o prazo para recebimento do recurso.

Cirone Deiró pediu ao diretor do DER, Elias Rezende, que convoque uma reunião com o coordenador e estabeleça uma meta para a entrega das obras. “Nós não estamos vendo no horizonte empenho do diretor para resolver esse problema”, criticou o deputado.

Deficiência monocular

O deputado destacou também a visita que recebeu de pessoas com deficiência monocular, perda da visão em apenas um dos olhos. Ele relatou que existe um grande número de pessoas com essa deficiência no estado, e que só no município de Cacoal são cerca de 1.500 que recebem atendimento por essa condição.

Segundo Cirone, a lei aprovada pela Assembleia em 2011, que garante direitos a pessoas com deficiência não está sendo respeitada. Ainda vem sendo negado o reconhecimento da deficiência monocular, impedindo o acesso a benefícios que as pessoas com deficiência têm direito como a isenção do impostos em compra de veículos e passagens de ônibus gratuitas.

“Eu quero pedir às secretarias envolvidas que façam cumprir essa lei. As pessoas têm o direito, são deficientes, e deve ser cumprida a lei aprovada nessa casa, que tem a legitimidade de ser representante do povo do Estado de Rondônia”, finalizou o deputado.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

Reviravolta na política: população lança Delegado Camargo como pré-candidato ao Governo

A política de Rondônia entrou oficialmente em um cenário de reviravolta. Nesta terça-feira, o anúncio da pré-candidatura do deputado estadual Delegad

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

Deputado Alex Redano solicita operação tapa buracos na RO-460 entre a BR-421 e Buritis

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governo de Rondônia, com cópia ao Departamento Estadual de Estradas de Rodage

Deputada Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Deputada Ieda Chaves propõe criação de canis e gatis em presídios de Rondônia para ressocializar detentos

Seguindo o seu compromisso pela causa animal, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15495/2026 ao governo de Rondô

Terceiro maior destino das emendas parlamentares, a Região Norte recebe o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do CE

Terceiro maior destino das emendas parlamentares, a Região Norte recebe o lançamento da pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do CE

Após o lançamento oficial da pré-candidatura do senador Eduardo Girão ao Governo do Ceará em Fortaleza e no Cariri, com a presença de expressivos no

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)