Terça-feira, 8 de maio de 2012 - 09h14
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) oferece transporte coletivo gratuito para idosos e pessoas com necessidades especiais, como forma de buscar mais dignidade e tratar com respeito os idosos e as pessoas com necessidades especiais.
As pessoas com mais de sessenta e cinco anos tem o direito assegurando perante a Lei Orgânica do Município Lei Nº 1,303 de 19 de setembro de 1997.
O coordenador municipal de transporte Rogério Viana declarou que antes da administração de Roberto Sobrinho os idosos passavam pelo constrangimento de mostrar a carteira de identidade ao motorista do ônibus, como forma de comprovar a idade. “E ainda tinham que entrar pela porta da frente dos coletivos os diferenciando dos demais passageiros”, lembrou.
O prefeito Roberto sobrinho fez mudanças significativas no transporte coletivo da capital, aumentando a frota e implantando o sistema de integração e o cartão “Leva Eu”.
Hoje os idosos vão ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Set) lá se cadastram apresentando a certidão de nascimento, logo após a realização desse cadastro já saem de lá com o cartão “Leva Eu Especial” com a vantagem de o idoso poder se locomover sem gastos.
Já as pessoas com necessidades especiais além dos documentos pessoais precisam apresentar um laudo médico atestando a deficiência, o laudo deve ser entregue na Semtran, as pessoas com necessidades especiais também tem os mesmos direitos que os idosos.
Mais de cinco mil idosos já estão cadastrados no sindicato de transporte e recebem o beneficio da gratuidade.
Fonte: Dandara Carvalho
A parlamentar já destinou mais de R$97 milhões em recursos para Porto Velho, fortalecendo áreas como saúde, educação, assistência social e segurança
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C