Domingo, 20 de janeiro de 2013 - 18h44
![]() |
| Prefeito de Porto Velho, Dr. Mauro Nazif, recebe da COOMAPEIXE o título de Sócio Benemérito. |
█ Sem a participação da comunidade toda gestão pública é utópica, demagógica e desastrosa. Neste escopo, não existe organização social forte sem parcerias, assim como não ocorrerá gestão pública exitosa sem a participação da sociedade civil organizada e, portanto, sem a participação da comunidade, como um todo e vice-versa.
█ Visto por este ângulo, o Presidente do SENGE-RO – Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia, em consonância com a política de atuação compartilhada adotada pelo Presidente do CREA-RO – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia, possibilitou neste último dia 16, a participação de diversos segmentos da Engenharia, no Auditório do SENGE-RO, dentre estes se podem citar: AREF – Associação dos Engenheiros Florestais do Estado de Rondônia; AEARON- Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Rondônia; COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia; UNIRON; DETRAN-RO; OCB/SESCOOP e tantos outros, para que seus representantes apresentassem ao Prefeito de Porto Velho suas respectivas propostas para que o Dr. Mauro pudesse apreciá-las e, depois, definir uma gestão compartilhada para a sua administração, com grandes possibilidades de melhorar a qualidade de vida dos munícipes da cidade de Porto Velho.
█ No sentido de se formalizar uma parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Velho, leia-se administração Dr. Mauro Nazif, e COOMAPEIXE, o Conselho de Administração da COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia, decidiu, por aclamação, fazer a entrega do Título de Sócio Benemérito da COOMAPEIXE ao Prefeito de Porto Velho, Dr. Mauro Nazif , tornando, assim, Sócio Benemérito e Fundador da COOMAPEIXE, a exemplo de todos nós fundadores.
█ A COOMAPEIXE esteve presente, com a presença de seus diretores e de diversos cooperados, quando nesta oportunidade apresentou-se a seguinte Proposta, com os seguintes temas:
PRODUÇÃO DE PESCADO:
A nossa proposta apresentada ao Prefeito de Porto Velho tem o objetivo de se implementar um Programa chamado PRODUZIR- Produção de Alimento para a Autossustentabilidade das Comunidades Tradicionais Ribeirinhas do rio Madeira, em Área de Impacto Ambiental Direta (A.I.D) e Área de Impacto Ambiental Indireta (A.I.I), a montante e a jusante da UHE Santo Antônio e UHE Jiraú, no formato de Projetos ITACPP – Incubadora Tecnológica Aquícola Comunitária para Produção de Pescado, no total de 59 comunidades impactadas com as obras das Usinas Hidrelétricas, em fase de construção no rio Madeira;
PEIXE PARA TODOS:
![]() |
| BOX para comercialização do pescado da cidade de Porto Velho |
█ Em conformidade com estudos realizados pelo SEBRAE-RO, a produção de pescado do estado de Rondônia, safra 2011/2012, foi de 31.000 toneladas, quando a primeira vista pode parecer uma grande produção — quando não se pode desconsiderar — porém, quando comparada com o potencial aquícola do Estado, pode-se afirmar, com todas as letras, que Rondônia ainda está saindo do marco zero para muito breve se poder comemorar. Ainda não teremos motivos para tal.
█ Visto nesta ótica, não poderemos compactuar com o descaso: será que teremos que repedir 1.000.000.000 ... (um bilhão) de vezes que o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) ainda não está instalado em Rondônia e nem tampouco funcionando, por ausência de competência técnica e administrativa e de gestão eficiente e eficaz, sem infraestrutura física, recursos humanos, financeiros e materiais. Em assim sendo, só nos resta lamentar e lamentar e pedir que novos tempos surjam para equacionar este grave problema.
█ Temos a grata satisfação em informar aos nossos prezados leitores e amigos que a Faculdade de Pimenta Bueno – FAP e a Empresa Pacaas Engenharia, Oportunidades e Soluções Ltda estão programando para a segunda quinzena de fevereiro de 2013, logo após o Carnaval, a realização de um Curso de Pós-Graduação (Lato sensu) AQUICULTURA DE ÁGUA DOCE, com uma carga horária de 400 horas/aula, (sendo um final de semana em cada mês), que se propõem disponibilizar conhecimentos teórico-prático suficientes para qualificar um contingente de profissionais para atuar com eficiência e eficácia junto ao setor da aquicultura, em níveis estadual, regional e nacional e desenvolver uma Aquicultura com autossustentabilidade socioeconômica e ambiental, e, ao mesmo tempo, atender a demanda insatisfeita de profissionais com especialização nesta área de conhecimento.
█ Para fazer a sua reserva ou já definir a sua matricula no Curso de Pós-Graduação em AQUICULTURA DE ÁGUA, procure falar a partir desta data, através dos seguintes contatos, abaixo, com a Coordenação deste evento, com a Profª Maria Inês Batista Zanol.
e-mail: projetos@atenaseducacional.com.br e almeidaengenheiro@yahoo.com.br
(69) 3221-8963 e (69) 8402-3239 e (69) 9242-1612
(69) 8111-9492 e (69) 9270-8610 e (69) 8446-1730.Antônio de Almeida Sobrinho é graduado em Engenharia de Pesca, com Pós-Graduação em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira (UNIR/RO); Pós-Graduação em Tecnologia do Pescado (FAO/UFRPE/MA); Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Presidente da COOMAPEIXE – Cooperativa Mista e Aquícola do Estado de Rondônia.
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios
As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná
A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho
A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)