Quinta-feira, 4 de novembro de 2010 - 14h54
A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) farão da próxima sexta-feira (05/11) um dia especial para 75 crianças do 5º ano das escolas Duque de Caxias e Maria Izaura, da rede pública de Porto Velho. Idealizado como forma de de
spertar desde cedo o exercício da cidadania à partir de atividades lúdicas, o Dia da Criança Cidadã acontece simultaneamente em todos os estados do país e também no distrito federal e já está em seu terceiro ano.
Em Porto Velho, a programação acontecerá no Centro Regional do Sipam (avenida Lauro Sodré, 6500, próximo à Base Aérea), onde as crianças serão recepcionadas à partir das 8h30 com entrega de kits contendo camisetas e bonés. Na sequência, a programação prevê a apresentação de teatro de fantoches, consulta ao Portalzinho Criança Cidadã da CGU pela internet (www.portalzinho.cgu.gov.br) e brincadeiras com o Ludo da Cidadania Turma da Mônica. As crianças ainda receberão noções de reciclagem e higiene e também um lanche especial.
Combate à corrupção
A atividade integra uma série de campanhas educativas desenvolvidas pelo Governo Federal em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para envolver a população e, em especial as crianças, no combate à corrupção e desenvolvimento da cidadania. Para a chefe regional da CGU-Rondônia, Isa Mary Lima Cabral, “a conscientização das crianças é importante para que elas possam levar para a vida toda noções do que é certo ou errado, saibam reconher o que é corrupção e o mau legado que esta traz para o país. Assim, serão pessoas melhores e contribuirão para o futuro de seus descendentes”. Ligado à Casa Civil da Presidência da República, o Sipam também é sensível à causa e incentiva o envolvimento da comunidade no órgãos públicos. “Sempre abrimos nossas portas para que os estudantes conheçam nossas atividades, participem das políticas públicas e se desenvolvam enquanto cidadãos atuantes. Para isso, o ideal é começar desde cedo”, revela o gerente regional do Sipam, José Neumar da Silveira.
Fonte: Vanessa Ibrahim/Sipam
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano indica implantação de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho
O deputado estadual Alex Redano apresentou indicação ao Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, solicitando a im

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia
Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)