Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CERTIFICAÇÃO DIGITAL AGORA FICOU MAIS FÁCIL PARA OS EMPRESÁRIOS DE RONDÔNIA



O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante a autenticidade, confidencialidade, integridade nas operações realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica. Na prática, o certificado digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO), em parceria com a Certising, autoridade certificadora líder de mercado especialista em identificação digital, já iniciou o serviço de emissão de Certificado de Digital a empresários do Estado.

O grande benefício da certificação é identificar no meio eletrônico, o que permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos. Como esclareceu o presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, “no mundo dos negócios, tempo é dinheiro. A revolução tecnológica permite negócios rápidos, mas é importante que essa celeridade esteja acompanhada de segurança jurídica daquilo que está sendo negociado”.

A Federação investiu em treinamento de servidores e tecnologia nos últimos meses para oferecer mais um serviço de qualidade aos empresários como forma de garantir sigilo, agilidade e validade jurídica das empresas. E, agora, já é possível ter seu documento eletrônico gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora - AC através de regras estabelecidas por um Comitê Gestor garantindo ao associado (no caso a Fecomércio-RO) a um par de chaves criptográficas.

A certificação digital é uma ferramenta que permite a realização de uma série de aplicações (feitas de forma virtual) como comércio eletrônico, assinatura de contratos digitais, operações bancárias virtuais, iniciativas de governo eletrônico. Em outras palavras, a certificação permite transações feitas de forma virtual, sem a presença física do interessado, mas que demandam identificação clara da pessoa que a está realizando pela internet como, por exemplo, e-CPF e-CNPJ NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)