Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cerimônia de implantação do projeto Anjos da Enfermagem acontece na FIMCA



Na manhã desta segunda-feira (04 de agosto) aconteceu no auditório das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA a cerimônia de implantação do projeto Anjos da Enfermagem em Rondônia que, passa a ser o terceiro estado brasileiro a receber o projeto que conta com a parceria da FIMCA, entre outras instituições de ensino superior que disponibilizam Curso de Enfermagem, Conselho Federal e Conselho Regional de Enfermagem (COFEN/ COREN/RO), e Hospital de Base de Porto Velho.

Compondo a mesa de honra o presidente do COFEN, Manoel Carlos Néri, o presidente do COREN/RO, Francisco Carlos de Oliveira Moraes, a coordenadora do Curso de Enfermagem da FIMCA, professora Mônica Freiberger, coordenador de artes do projeto Anjos da Enfermagem, Flávio Rocha, que na ocasião representou a presidente do Instituto Anjos da Enfermagem entre outros convidados.

Presentes ainda a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento e Integração Acadêmica da FIMCA (NAIA), professora Isabel Cristina representando a direção da Faculdade, acadêmicos de Enfermagem da FIMCA e demais instituições de ensino superior pleiteando participação no projeto e representantes de outras faculdades.

De acordo com a coordenadora do Curso de Enfermagem da FIMCA, professora Mônica Freiberger o objetivo do projeto Anjos da Enfermagem é promover a educação em saúde através do lúdico e desta forma inserir acadêmicos do Curso de Enfermagem da FIMCA nas atividades do projeto. “Os Anjos da Enfermagem promove a humanização no serviço de saúde, visando à melhoria das condições e qualidade de vida no trabalho e atendimento aos usuários. Produzir e divulgar conhecimento no âmbito da utilização da cultura lúdica no apoio à criança com câncer e na Humanização do serviço de saúde”.

Segundo Flávio Rocha o projeto nasceu em 2004 na região do Cariri, interior do Ceará quando a presidente dos Anjos da Enfermagem, Jakeline Duarte, que na ocasião era acadêmica de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) e que em seu trabalho de encerramento de Curso abordou tema na área da humanização da saúde depois de ler o livro Patch Adams.

Flávio Rocha é um dos responsáveis pela seleção e capacitação de dezesseis voluntários que acontece durante toda esta semana no Campus da FIMCA. “Os acadêmicos selecionados passarão por processo de aprendizado das ferramentas básicas para desenvolver as atividades durante as visitas aos hospitais. Para isso eles participam de aulas de expressão corporal, técnicas de representação teatral, a utilização de fantoches, aulas de voz, criação de personagem, musicalização infantil assim como todo o planejamento necessário para a visita hospitalar”, explica. 

A coordenadora do núcleo regional dos Anjos da Enfermagem em Rondônia, Leide Macedo enfatizou que os voluntários que irão atuar no Hospital de Base passarão por este processo de seleção que seguirá critérios como a afinidade do acadêmico com a proposta do projeto e se ele está realmente preparado para fazer o trabalho que envolve o lúdico e a humanização, assim como estar matriculado no Curso de Enfermagem e cursando entre o segundo e o quarto período.

A comissão de seleção será formada pelo Flávio Rocha, da coordenadora de Enfermagem da FIMCA, professora Mônica assim como a coordenadora da outra Faculdade parceira do projeto. “Avisamos que aquelas pessoas que tenham alguma dificuldade como timidez, contamos com uma equipe preparada para fazer este treinamento e capacitação dos voluntários. Todas as atividades de treinamento acontecem durante toda esta semana aqui na FIMCA sexta-feira (08) pela manhã, sendo que neste dia à tarde o grupo irá para o Hospital de Base para ser apresentado à comunidade para em seguida iniciar o trabalho como Anjos da Enfermagem”, finalizou.  

Fonte: Ascom FIMCA

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

Deputado Alex Redano busca junto ao DER recurso para Guajará-Mirim

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) recebeu no último dia 12 de junho (quarta-feira) uma demanda para solucionar a drenagem pluvial na a

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia investimentos em Visitas a Vilhena, Espigão D'Oeste e Cacoal

Cumprindo uma intensa agenda pelo interior de Rondônia, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) visitou na última semana os municípios de

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

Assembleia Legislativa assegura apoio a 3ª Feira Científica, em Rolim de Moura

A cidade de Rolim de Moura receberá nos dias 8 e 9 de agosto a 3ª Feira Científica. O fórum, organizado pelo Instituto Mocam - Movimento Científico

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Presidente Laerte Gomes destaca sucesso do 1º Fórum do Parlamento Amazônico em Brasília

Sob a presidência do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), o Parlamento Amazônico se reuniu na tarde da última terça-feira (19), na Câmara dos Deput

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de junho de 2024 | Porto Velho (RO)