Terça-feira, 27 de janeiro de 2015 - 07h44
A população de Porto Velho ganhou na última sexta-feira, 23, um moderno centro especializado em recuperação de pacientes com deficiência provocada por algum tipo de acidente. Inaugurado pelo prefeito Mauro Nazif, o Centro Especializado em Recuperação (CER), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), visa garantir o desenvolvimento de habilidades funcionais a esses pacientes, a fim de promover sua autonomia e independência.
Para o prefeito Mauro Nazif, a capital de Rondônia há muito tempo necessitava de uma unidade de saúde especializada nesse tipo de atendimento. “Em Porto Velho o número de acidentes de trânsito é muito grande. E na maioria das vezes esses acidentes deixam pessoas sequeladas que necessitam de um tratamento especializado para se recuperar. É esse o serviço que o município passa a prestar para a população a partir de hoje”, disse o prefeito.
O CER disponibilizará também o serviço de psicólogos e assistentes sociais, que antes, no Centro de Fisioterapia do pronto atendimento Ana Adelaide, não existia. “Muitas das vezes os pacientes acabam caindo em depressão em decorrência desses traumas. Por isso o centro ofertará também psicólogos, além do acompanhamento médico, para acompanhar os pacientes. Também será oferecido o serviço de hidroterapia, que é o tratamento na piscina, algo inédito em Rondônia”, adiantou o prefeito.
O secretário Domingos Sávio, da Semusa, lembrou que a obra do CER estava paralisada e foi retomada depois de uma minuciosa análise no projeto. “Essa foi uma determinação que nos foi passada pelo prefeito e o mesmo procedimento adotamos em relação as outras obras da Semusa. É uma obra moderna com todas as condições de infraestrutura e com melhores condições de atender os pacientes que necessitarem desse serviço e também com melhores condições de trabalho para os servidores”, frisou o secretário.
Com a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação, o município, além de ofertar novos serviços, ampliará também ampliar o atendimento de urgência e emergência com a liberação das cinco salas no Ana Adelaide, onde funcionava o antigo Centro de Fisioterapia. O Cer funcionará com uma equipe multidisciplinar composta de oito fisioterapeutas, dois assistentes sociais, dois fonoaudiólogos, dois psicólogos, um médico otorrino e um ortopedista.
Deve atender em média 200 pessoas por dia — no Ana Adelaide eram 130 por mês — e será integrado o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, que tem foco no atendimento às pessoas com deficiência permanente ou transitória. O centro também atenderá casos de autismo.
Fonte: Joel Elias
Alero aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2026
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, durante sessão extraordinária realizada em Machadinho do Oeste, na última quinta-feira (26), a Lei de
A primeira edição de 2025 do projeto “Assembleia Legislativa Vai às Escolas”, proposto pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) e instituíd
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e votou contra o projeto de lei compleme
Durante a sessão extraordinária itinerante da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), transformada em Comissão Geral, realizada nesta quinta-fei