Quinta-feira, 3 de maio de 2012 - 06h01
O recém inaugurado Centro do Idoso em Porto Velho já é uma referência para a terceira idade, com a oferta diária de atividades de lazer, cultura, educação e saúde. Ações sócioeducativas e de convivência, desenvolvidas neste centro de vivência vem contribuindo significativamente para o processo de envelhecimento saudável e de qualidade de vida para a população idosa, propiciando condições básicas e especiais para o exercício pleno da cidadania.
Grupos de idosos se dividem numa série de atividades que iniciam com uma palestra ou orientação e segue com dinâmicas, brincadeiras e acompanhamento com profissionais capacitados.
Na manhã desta quarta-feira cerca de 100 idosos participaram de uma palestra sobre as culturas dos estados nordestinos. A assistente social, Maria das Mercês, explicou que o centro atende homens e mulheres das mais variadas culturas e que estas palestras divulgam sobre cada uma delas, socializando sobre a culinária, o clima, os pontos turísticos dentre outros. “A cada reunião vamos apresentar um estado diferente, sua cultura, sua gente, suas peculiaridades, com uma linguagem simples e vamos também realizar dinâmicas com eles”, explicou.
Arte
Ainda pela manhã foi realizada a primeira aula do curso de pintura em tela, promovido numa parceria com a fundação Iaripuna. Leninha Bastos, da Iaripuna, falou da satisfação em oferecer o curso. “Esta é uma atividade que traz grandes benefícios a estes idosos. Eles trabalham a mente, sua criatividade, e relaxam pintando telas”, destacou Leninha.
A professora de Artes, Maria José, falou da dedicação de seus novos alunos. “É muito bom ensinar aqueles que realmente querem aprender. Eles são dedicados, questionam, participam e fazem a aula ficar ainda mais interessante”, disse.
Atendimento médico
Nesta quinta-feira, 03/05, iniciam os atendimentos médicos. Esta foi uma determinação do prefeito Roberto Sobrinho, à secretaria municipal de Saúde (Semusa), que disponibilizasse um médico especialista para atender os idosos no próprio centro. Além disso, haverá aulas de educação física e sessões de fisioterapia.
O Centro
No centro são oferecidos vários serviços nas áreas da saúde, educação, assistência social, desportivas, cultural, lazer e, ainda a realização de cursos variados. A construção deste espaço aglutina todas as ações desenvolvidas em prol dos idosos, e foi um compromisso assumido por ele em 2008 pelo prefeito, Roberto Sobrinho. A obra teve recursos federais provenientes de emenda parlamentar com a contrapartida do município.
Fonte: Meiry Santos
Porto Velho: dos trilhos da EFMM aos 111 anos como capital estratégica da Amazônia
Porto Velho, capital de Rondônia, completa 111 anos nesta quinta-feira (2), celebrando uma história diretamente ligada à construção da Estrada de
Cristiane Lopes vota a favor de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) votou favoravelmente ao Projeto de Lei 1087/25, aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados,
Deputados aprovam projeto de lei que fortalece cultura e esporte em Rondônia
O Projeto de Lei 1095/2025, apresentado pelo Poder Executivo, foi aprovado pelos deputados estaduais e garantiu à Superintendência da Juventude, C
Deputada Ieda Chaves solicita esclarecimentos sobre segurança nas escolas estaduais de Rondônia
A segurança das crianças nas escolas estaduais se tornou foco do Requerimento nº 2720/2025, apresentado na Assembleia Legislativa pela deputada esta