Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centro do idoso inicia curso de Pintura em Tela


O recém inaugurado Centro do Idoso em Porto Velho já é uma referência para a terceira idade, com a oferta diária de atividades de lazer, cultura, educação e saúde. Ações sócioeducativas e de convivência, desenvolvidas neste centro de vivência vem contribuindo significativamente para o processo de envelhecimento saudável e de qualidade de vida para a população idosa, propiciando condições básicas e especiais para o exercício pleno da cidadania.

Grupos de idosos se dividem numa série de atividades que iniciam com uma palestra ou orientação e segue com dinâmicas, brincadeiras e acompanhamento com profissionais capacitados.

Na manhã desta quarta-feira cerca de 100 idosos participaram de uma palestra sobre as culturas dos estados nordestinos. A assistente social, Maria das Mercês, explicou que o centro atende homens e mulheres das mais variadas culturas e que estas palestras divulgam sobre cada uma delas, socializando sobre a culinária, o clima, os pontos turísticos dentre outros. “A cada reunião vamos apresentar um estado diferente, sua cultura, sua gente, suas peculiaridades, com uma linguagem simples e vamos também realizar dinâmicas com eles”, explicou.

Arte

Ainda pela manhã foi realizada a primeira aula do curso de pintura em tela, promovido numa parceria com a fundação Iaripuna. Leninha Bastos, da Iaripuna, falou da satisfação em oferecer o curso. “Esta é uma atividade que traz grandes benefícios a estes idosos. Eles trabalham a mente, sua criatividade, e relaxam pintando telas”, destacou Leninha.

A professora de Artes, Maria José, falou da dedicação de seus novos alunos. “É muito bom ensinar aqueles que realmente querem aprender. Eles são dedicados, questionam, participam e fazem a aula ficar ainda mais interessante”, disse.


Atendimento médico

Nesta quinta-feira, 03/05, iniciam os atendimentos médicos. Esta foi uma determinação do prefeito Roberto Sobrinho, à secretaria municipal de Saúde (Semusa), que disponibilizasse um médico especialista para atender os idosos no próprio centro. Além disso, haverá aulas de educação física e sessões de fisioterapia.
 

O Centro

No centro são oferecidos vários serviços nas áreas da saúde, educação, assistência social, desportivas, cultural, lazer e, ainda a realização de cursos variados. A construção deste espaço aglutina todas as ações desenvolvidas em prol dos idosos, e foi um compromisso assumido por ele em 2008 pelo prefeito, Roberto Sobrinho. A obra teve recursos federais provenientes de emenda parlamentar com a contrapartida do município.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe criação de Grupo de Trabalho para enfrentar crise na pecuária em Rondônia

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) protocolou ofício junto ao gabinete do governador Marcos Rocha, propondo a criação de um Grupo de Trabalho

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes defende agilidade na regularização fundiária e reafirma apoio aos produtores

A deputada federal Cristiane Lopes participou de uma audiência pública no distrito de Vista Alegre do Abunã, em Porto Velho, para tratar da regulari

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

Deputado estadual Alex Redano realiza sessão solene em homenagem a Maçonaria

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou na tarde desta sexta-feira (02), uma Sessão Solene, que teve como proponente o presidente da

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil

Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)