Terça-feira, 29 de maio de 2012 - 19h13
Segundo a coordenadora do Programa do Idoso, Maria Ozanira, o objetivo da conscientização não é somente para o idoso mas sim para a família dele. ”Vamos promover palestras, vídeos e a distribuição de panfletos e demais materiais informativos, queremos mostrar para a família os cuidados com o idoso, como perceber quando ele está sendo mal tratado e as formas de denúncias”, explicou Maria Ozanira.
Violência
A coordenadora acrescentou ainda que a violência não só física como também a psicológica, acomete idosos de todas as faixas econômicas. Na maioria das vezes a agressão vem de pessoas da própria família ou próximas a ele. “O abandono nos asilos, a falta de carinho, a pressão psicológica e o descaso são formas de agressão que muitas vezes passam despercebidas. No entanto, os familiares devem se atentar a qualquer sinal de agressão. Na consulta de enfermagem todos os sinais e sintomas de agressividade devem ser analisados minuciosamente”, observou.
População idosa
Sabe-se que nos próximos anos a população brasileira será uma grande população idosa. Em conseqüência desse envelhecimento populacional, o idoso tornar-se alvo da violência. A agressão à população acima de 60 anos vem de diversas formas, a falta de carinho, atenção, pressão psicológica, descaso e a agressão física propriamente dita. O número de idosos que sofrem algum tipo abuso é tão grande que esse caso já se tornou um problema de saúde pública. Vale ressaltar que muitas vezes as agressões podem resultar em morte. (MS)
Denúncias
Mais informações ou denúncias ligue 100, o disk dos direitos Humanos. Sua identificação será mantida em sigilo e sua denúncia será encaminhada para o órgão competente. Ou entre em contato com o Conselho Municipal do Idoso - 3901-2869 (Manoel Laurentino 2315, Embratel)
Fonte: Janiele Viana
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis
Deputada Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia
Em virtude da necessidade de uma resposta legislativa abrangente e diante da persistência e gravidade dos casos de crueldade contra animais, foi apr
Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026
Brasília foi palco nesta terça-feira (29) do lançamento da Federação União Progressista, união entre os partidos União Brasil e Progressistas (PP).