Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centro comunitário beneficia famílias do Igarapé Taquara


Com 245 famílias, o assentamento Igarapé Taquara, entre os municípios de Porto Velho e Nova Mamoré (RO), foi beneficiado pelo Incra com a construção de um centro comunitário que possui infraestrutura para eventos e atendimento médico. O centro entrou em funcionamento nessa semana, prestando atendimento nas áreas de saúde e capacitação.

O recurso para a construção do prédio com 258 m² de área construída, no valor aproximado de R$ 204 mil, veio dos rendimentos do Crédito Habitação da autarquia destinado às famílias do assentamento. “Como o recurso do crédito teve que ser aplicado em caderneta de poupança até a liberação da demarcação topográfica do perímetro, seus rendimentos deveriam ser destinados para fins comunitários e, em reunião, os assentados optaram pela construção do centro”, explicou a servidora do Incra na unidade de Guajará-Mirim, Nívine Duran Serra.

O representante da Associação dos Assentados do PA Taquara, Jailton Rodrigues de Menezes, informou que o prédio já está sendo útil aos moradores do local para a realização de lâminas de malária e agora vão em busca de médicos para atender às pessoas, pelo menos quinzenalmente. “Eu nunca esperava isso aqui, o prédio ficou muito bom, bem feito e arrumadinho”, elogiou Menezes.

O centro comunitário possui cozinha, quatro banheiros, dois consultórios, espaço para reuniões, palestras, festas e eventos comunitários em geral, com acesso a deficientes, água e energia. Já está parcialmente mobiliado e agora está recebendo doações de móveis e materiais da própria comunidade, segundo o representante da associação.

As atividades do grupo de técnicos do programa de Assistência Técnica do Incra, como palestras e cursos, também já estão sendo realizadas no local.

O superintendente do Incra/RO, Luis Flavio Carvalho Ribeiro, disse que o órgão está empenhado em melhorar as condições de moradia e produção das famílias assentadas em Rondônia e quaisquer ações que tragam benefícios ao conjunto serão apoiadas. “Não adianta somente proporcionar o acesso à terra, temos que dar qualidade de vida aos assentados, e iniciativas como essa sempre terão a nossa ajuda”.

Fonte: Jeanne Machado
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)