Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centenas de jovens participam de doação de sangue


Em Rondônia, no sábado (01), centenas de jovens manifestaram-se doando sangue, fazendo o cadastro de medula óssea e salvando vidas. A iniciativa foi da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), em parceria com o Grupo Força Jovem, da Igreja Universal e da Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO), que contribuiu para o cadastro voluntário de medula óssea. A ação ocorreu no Hemocentro e foram captadas bolsas de sangue suficientes para atender as demandas dos próximos dias.

Com o período de férias, o banco de sangue registra uma queda significativa no estoque. É o que afirma a enfermeira Ivaneide Sousa. É preciso um trabalho sério de conscientização e captação de doadores todos os dias. A participação foi espetacular. Preparamos nossa equipe e fechamos com um saldo positivo. Centenas de pessoas serão salvas com essas bolsas coletadas, além da ampliação do cadastro de medula óssea", explicou Ivaneide.

Para o pastor Alex Silva, o evento foi muito bem organizado e resultou em solidariedade. "Nossos jovens entenderam o chamado do hemocentro e foram salvar vidas. A sacada do nome da ação foi genial. Conseguimos falar a mesma linguagem e provar que o jovem pode manifestar doando sangue e salvando vidas. Centenas deles passaram pelo hemocentro durante todo o sábado. É necessário fortalecer o compromisso com a vida e com o próximo. Já estamos nos organizando para outras ações. No próximo vamos levar muito mais doadores", afirmou o pastor.

Existe uma expectativa de fidelização de pelo menos 20% dos que participaram do dessa ação afirma o presidente da Fhemeron, Orlando Ramires. "O evento foi um sucesso. Normalmente, aos sábados, não conseguimos mais do que seis, nove doadores. Quando chegamos no hemocentro e vimos centenas de jovens, foi emocionante. Uns foram doar pela primeira vez e outros já estavam na segunda, terceira doação. Superou nossas expectativas e não podemos perder esses doadores. Foi uma ação brilhante e que resultará em vidas", enfatizou Ramires.

Encontro Solidário

Devido ao sucesso do evento em Porto Velho ocorrerá nesta quarta-feira (5), em Ariquemes, outro encontro com o apoio do Grupo Força Jovem. Os doadores poderão fazer suas doações na quarta-feira, das 7h às 18 horas. É necessário levar um documento com foto.

Como doar sangue?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

É necessário estar em boas condições de saúde e evitar alimentação gordurosa pelo menos três horas antes da doação. Quem já é doador precisa respeitar os intervalos. Homens podem doar sangue quatro vezes por ano, em intervalos de 90 dias, e as mulheres até três vezes em doze meses, com pausas de 120 dias.

Fonte: Lú Braga /  Fhemeron

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

Deputa Cláudia de Jesus solicita implementação da lei que divulga condenados por violência contra a mulher

A necessidade de garantir transparência e fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher motivou a deputada estadual Cláudia de Jesu

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe estudo para criar Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou nova recomendação ao governo de Rondônia, através da https://sapl.al.ro.leg.br/materia/5159

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

Assembleia Legislativa vence prêmio nacional da Unale com o projeto CCJ Cidadã

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) conquistou um dos prêmios mais importantes da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduai

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

Deputada federal Cristiane Lopes acompanha andamento das obras no Complexo Deroche Pequeno Franco, em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), esteve em uma visita in loco ao canteiro de obras do Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco, l

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)