Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Centenas de jovens participam de doação de sangue


Em Rondônia, no sábado (01), centenas de jovens manifestaram-se doando sangue, fazendo o cadastro de medula óssea e salvando vidas. A iniciativa foi da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), em parceria com o Grupo Força Jovem, da Igreja Universal e da Amigo do Transplante de Medula Óssea (ATMO), que contribuiu para o cadastro voluntário de medula óssea. A ação ocorreu no Hemocentro e foram captadas bolsas de sangue suficientes para atender as demandas dos próximos dias.

Com o período de férias, o banco de sangue registra uma queda significativa no estoque. É o que afirma a enfermeira Ivaneide Sousa. É preciso um trabalho sério de conscientização e captação de doadores todos os dias. A participação foi espetacular. Preparamos nossa equipe e fechamos com um saldo positivo. Centenas de pessoas serão salvas com essas bolsas coletadas, além da ampliação do cadastro de medula óssea", explicou Ivaneide.

Para o pastor Alex Silva, o evento foi muito bem organizado e resultou em solidariedade. "Nossos jovens entenderam o chamado do hemocentro e foram salvar vidas. A sacada do nome da ação foi genial. Conseguimos falar a mesma linguagem e provar que o jovem pode manifestar doando sangue e salvando vidas. Centenas deles passaram pelo hemocentro durante todo o sábado. É necessário fortalecer o compromisso com a vida e com o próximo. Já estamos nos organizando para outras ações. No próximo vamos levar muito mais doadores", afirmou o pastor.

Existe uma expectativa de fidelização de pelo menos 20% dos que participaram do dessa ação afirma o presidente da Fhemeron, Orlando Ramires. "O evento foi um sucesso. Normalmente, aos sábados, não conseguimos mais do que seis, nove doadores. Quando chegamos no hemocentro e vimos centenas de jovens, foi emocionante. Uns foram doar pela primeira vez e outros já estavam na segunda, terceira doação. Superou nossas expectativas e não podemos perder esses doadores. Foi uma ação brilhante e que resultará em vidas", enfatizou Ramires.

Encontro Solidário

Devido ao sucesso do evento em Porto Velho ocorrerá nesta quarta-feira (5), em Ariquemes, outro encontro com o apoio do Grupo Força Jovem. Os doadores poderão fazer suas doações na quarta-feira, das 7h às 18 horas. É necessário levar um documento com foto.

Como doar sangue?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis), pesar no mínimo 50 kg e estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

É necessário estar em boas condições de saúde e evitar alimentação gordurosa pelo menos três horas antes da doação. Quem já é doador precisa respeitar os intervalos. Homens podem doar sangue quatro vezes por ano, em intervalos de 90 dias, e as mulheres até três vezes em doze meses, com pausas de 120 dias.

Fonte: Lú Braga /  Fhemeron

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Deputada Ieda Chaves confirma emenda para adquirir kits de primeiros socorros às escolas de Rondônia

Na última terça-feira (23), a deputada Ieda Chaves (União Brasil) confirmou, durante entrevista coletiva de lançamento do programa “Salvando Vidas”,

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

Deputado Alex Redano indica mutirão para emissão de documento de identidade em Ariquemes

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) tem acompanhado de perto a dificuldade de quem mora no interior para que seja feita a emissão do docu

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)