Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012 - 14h05
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdestur) preocupada com o patrimônio Histórico Material e Imaterial da cidade, reuniu um grupo de lideranças para discutir e avaliar a questão de limpeza, conservação e segurança do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). É o ‘Projeto Limpando os Trilhos’.
A reunião aconteceu no gabinete da secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), na sexta-feira, 10, e contou com a presença de representantes da secretaria; da Fundação Cultural Iaripuna, da Coordenação Municipal de Turismo; da secretaria estadual de Turismo (Setur); da Empresa de Desenvolvimento Urbano; da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb); do 5º BEC; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros e a secretaria Estadual dos Esportes, da Cultura e do Lazer.
A Semdestur definiu em conjunto com os representantes um calendário anual para a realização do mutirão de manutenção e limpeza da EFMM, visando a melhor preservação e também com foco no Centenário da mesma. De acordo com esta programação, a limpeza será sempre na última sexta-feira de cada mês, começando ainda em fevereiro, no dia 24. As ações a serem realizadas durante o mutirão serão a limpeza das calçadas, locomotivas, troca de lâmpadas, pintura de guias, questões de segurança, entre outras.
Atribuições
A Semdestur, Fundação Iaripuna, Setur e Secel ficaram responsáveis pela Gerência do programa e viabilizar os materiais necessários para a realização da ação. A Emdur ficou responsável pela parte de Iluminação. “Vamos fazer um levantamento dos pontos que necessitam de luz e verificar os que precisam de troca de lâmpadas”, conta Marcelo Andrade de Morais.
A Semusb e 5º BEC realizarão o corte e manutenção da grama e pintura das guias. “Já dispomos de material necessário para esta primeira ação”, explica Gentil Gomes. Já o Major Haroldo Galvão diz que o exército trabalhará não só na questão da grama e pintura como na retirada de entulhos. ”Temos um efetivo para isso necessitamos apenas de alguns materiais para começar a ação”, conta.
A Polícia Militar fará o reforço no policiamento. “Verificaremos com o comando a possibilidade de reforçarmos a segurança no local com pelo menos dois. E no dia da solenidade do Centenário já está garantido o reforço”, disse o PM Willian.
Para agilizar na limpeza o Corpo de Bombeiros disponibilizará um caminhão para limpeza além de um efetivo.
Selo do Centenário
Ailton Andrade da Setur informou que já existe um selo oficial do Centenário da EFMM e que em breve estará sendo disponibilizado a todos. “Tudo o que for ser feito relativo ao Centenário já existe um selo que vai ser lançado pelos Correios e também vai se impresso em todos os panfletos e atividades. Para mantermos um padrão sugiro que todas as ações deveriam apresentar a mesma imagem”, disse.
Fonte: Rebeca Barca
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç