Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Censo 2007: Vilhena sobe e Ouro Preto desaba


Censo 2007:  Vilhena sobe e Ouro Preto desaba.  Com 311.791 habitantes, o município de Porto Velho (que completa amanhã, dia 2 de outubro, 93 anos de emancipação), conforme os dados preliminares do Censo 2007 do IBGE, é o maior de Rondônia e o terceiro da Amazônia, perdendo somente para Manaus e Belém. Já, Pimenteiras, na fronteira com a Bolívia, no extremo sul do estado, é o menor município rondoniense com apenas 2.341 habitantes. Vilhena foi o que mais cresceu, ultrapassando Jaru, ficando agora na 5ª colocação do ranking das maiores cidades rondonienses.

Embora haja uma enorme gritaria dos prefeitos com relação aos números preliminares do censo e o eleitorado de municípios como Porto Velho – 240 mil eleitores – sinalize para uma população de pelo menos 360 mil, valores bem maiores do que os auscultados pelo IBGE, sabe-se que o Estado de Rondônia foi objeto de deslocamentos migratórios internos e externos nos últimos anos.

Alguns municípios, toma-se como exemplo Ouro Preto do Oeste, perderam habitantes para novas frentes de colonização em Rondônia, Mato Grosso, Acre e Sul do amazonas e, também, exportou mão de obra operária para os Estados Unidos, Portugal e Espanha. Atualmente milhares de pedreiros empregadas domésticas, eletricistas e azulejistas  da região central estão trabalhando em grandes empreiteiras americanas, espanholas e portuguesas.

O mesmo problema ocorrido na Bacia Leiteira de Jaru e Ouro Preto também foi detectado em Ji-Paraná, cujas perdas demográficas tem a ver com o avanço da exploração da madeira e da pecuária nas regiões da Ponta do Abunã, Buritis e Nova Mamoré, onde pipocaram várias localidades em plena selva nos últimos dois anos.

A rigor, poucos municípios conseguiram números positivos. A própria Buritis, campeã nacional de crescimento na última década, também acabou cedendo migrantes para a Ponta do Abunã e Vale do Guaporé. Mesmo assim teve força para ultrapassar Pimenta Bueno conquistando a décima colocação entre os 52 municípios do estado.

Os números definitivos do Censo 2007 serão divulgados no próximo dia 05, mas já existem vários pedidos de revisão porque muitos municípios se sentem prejudicados com a contagem para efeito de repasses do Fundo de Participação dos Municípios –FPM, conforme revela hoje reportagem especial do jornalista Luiz Martins, no Diário da Amazônia. Veja a seguir o ranking dos principais municípios do estado:

1 – Porto Velho...............311.791 (região Norte)
2 – Ji-Paraná ..................106.461 (região central)
3 –Ariquemes.................. 78.763 ( Vale do Jamari)
4 –Cacoal ........................75.301 ( Região do Café)
5 –Vilhena.......................65.350  (Cone Sul)
6 –Jaru ............................51.651  (Bacia Leiteira)
7 –Rolim de Noura..........48.359  (Zona da Mata)
8 –Guajará-Mirim............38.135 (Vale do Guaporé)
9 –Ouro Preto .................34.603 (Bacia Leiteira)
10 – Buritis......................32.678 (Vale do Jamari)
11 –Pimenta Bueno .........32.631 (Cone Sul)
12 –Espigão do Oeste ......27.536 (Cone Sul)
13 –Alta Floresta .............23.140 (Zona da Mata)
14 – Presidente Médici.....22.568 (região central)
15 – São Miguel ..............22.446 (Médio Guaporé)
 
Fonte: Carlos Sperança - Gentedeopinião

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)