Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cedeca solicita espaço para prestação de contas


Como forma manter a característica de sempre atuar com transparência na utilização de financiamentos públicos, o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos – Cedeca/RO solicitou ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Porto Velho, espaço para apresentação da prestação de contas do Projeto Curumim, que teve as atividades encerradas no ultimo dia 6 de junho.
 
A solicitação foi recebida com aprovação pela presidência e colegiado do Conselho. A prestação de contas ficou marcada para ser realizada na próxima reunião do CMDCA, dia 29 de julho (quarta-feira), na Casa dos Conselhos.
 
O projeto Curumim foi desenvolvido pelo Cedeca nos distritos de Porto Velho: Jaci-Paraná, Nova Mutum e Abunã, com recursos no valor de cerca de R$ 90 mil oriundo do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. O projeto foi realizado no período de 10 meses, tendo sido prorrogado por mais 90 dias.
 
Curumim teve como objetivo conscientizar as comunidades atendidas sobre a importância de conhecer e denunciar casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e levar informações sobre a rede de atendimento às vítimas. O projeto desenvolveu oficinas e palestras sobre a garantia de direitos sexuais em escolas estaduais, municipais e espaços públicos das localidades.
 
De acordo com a coordenadora do projeto, Denise Campos, a elaboração do Curumim foi motivada entre outros fatores, pelos dados de violência sexual infanto juvenil divulgados por órgãos públicos e pelos freqüentes casos que repercutem na imprensa. As localizadas foram diretamente afetadas pelo crescimento populacional desordenado, principalmente do sexo masculino, atraído pela construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, em Porto Velho.
 
Segundo a psicóloga Deise Cidade, técnica responsável pelas atividades do projeto, o Curumim atuou ainda no fortalecimento do grupo de protagonistas juvenis do distrito de Jaci-Paraná. Com o encerramento do projeto, o grupo permanece com andamento das ações de voltadas a temática da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Fonte: Rosiane Vargas

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

Com apoio de Cirone Deiró, eventos esportivos valorizam atletas de diversos municípios

As cidades de Cacoal, Espigão do Oeste e Vilhena foram palcos de vários eventos esportivos neste último final de semana (12,13 e 14), promovidos com

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

Sílvia Cristina destaca os quatro anos do Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná

A deputada federal Sílvia Cristina destacou no plenário da Câmara dos Deputados, os quatro anos de funcionamento do Centro de Prevenção e Diagnóstic

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

A visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Velho nesta terça-feira (16) marcou um momento histórico para Rondônia com o lançamento do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)