Domingo, 30 de março de 2014 - 11h03
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 26, dezenove requerimentos apresentados por membros do colegiado, dois deles do deputado federal Padre Ton (PT-RO).
O deputado solicitou a ida ao Amazonas de integrantes da comissão para averiguar a situação dos povos indígenas Tenharin, Juahui, Parintin, Mura, Mura Pirahã, Miranha, Torá e Apurinã, que vivem onda de insegurança por causa do assassinato de três homens, ocorrido na rodovia Transamazônica, a 100 quilômetros da região de Humaitá, na reserva indígena Tenharim-Marmelos, no início do ano. A Polícia Federal prendeu cinco indígenas suspeitos de ter cometido o crime.
“Apresentei o Requerimento para a visita a pedido do vice-coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira, Nilcélio Jiahuí e do secretário de Assuntos Indígenas de Humaitá, Ivanildo Thenharin, que estão muito preocupados com a onda de violência e ódio aos povos indígenas após o desaparecimento e descoberta dos corpos de três pessoas”, disse Padre Ton, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.
Ivanildo Thenharin relatou ao deputado Padre Ton ter “consciência” de que em sua região ocorreu um crime, ressaltando ter colaborado sempre com as autoridades para investigar inicialmente o desaparecimento e depois o assassinato e que a comunidade tem sido penalizada “diante da revolta” que o fato gerou.
“Não podemos conviver com núcleos urbanos, como Santo Antônio do Matupi e Humaitá, contrários a nossa presença física e cultural. Nosso povo está sofrendo preconceito e discriminação. Não somos criminosos”, relatou Ivanildo.
Bahia
Já no Nordeste, especificamente no município Teixeira de Freitas, a CDHM deverá, a pedido do deputado Padre Ton, verificar o andamento das investigações sobre o assassinato a tiros do jornalista e ex-vereador Geolino Lopes Xavier, 44 anos, ocorrido em 27 de fevereiro.
Ainda não há data definida para a ida de parlamentares às regiões do Amazonas e Bahia.
Fonte: Mara Paraguassu
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputada Ieda Chaves propõe modelo de condomínios residenciais para idosos em Rondônia
Em um movimento que busca antecipar os desafios do envelhecimento populacional na região Norte, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) proto

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega oficial de uma caminhonete à Capitania Fluvial de Porto Velho, unidade vinculad

Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater impactos da concessão da BR-364
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou na tarde de segunda-feira (2), uma audiência pública para debater os impactos da privatizaçã

Deputados estaduais de Rondônia foram homenageados, na tarde da última segunda-feira (2), com a Medalha do Mérito Marechal Rondon, em cerimônia sole
Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)