Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

CDHM vari verificar situação de povos indígenas do AM


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 26, dezenove requerimentos apresentados por membros do colegiado, dois deles do deputado federal Padre Ton (PT-RO).

O deputado solicitou a ida ao Amazonas de integrantes da comissão para averiguar a situação dos povos indígenas Tenharin, Juahui, Parintin, Mura, Mura Pirahã, Miranha, Torá e Apurinã, que vivem onda de insegurança por causa do assassinato de três homens, ocorrido na rodovia Transamazônica, a 100 quilômetros da região de Humaitá, na reserva indígena Tenharim-Marmelos, no início do ano. A Polícia Federal prendeu cinco indígenas suspeitos de ter cometido o crime.

“Apresentei o Requerimento para a visita a pedido do vice-coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira, Nilcélio Jiahuí e do secretário de Assuntos Indígenas de Humaitá, Ivanildo Thenharin, que estão muito preocupados com a onda de violência e ódio aos povos indígenas após o desaparecimento e descoberta dos corpos de três pessoas”, disse Padre Ton, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

Ivanildo Thenharin relatou ao deputado Padre Ton ter “consciência” de que em sua região ocorreu um crime, ressaltando ter colaborado sempre com as autoridades para investigar inicialmente o desaparecimento e depois o assassinato e que a comunidade tem sido penalizada “diante da revolta” que o fato gerou.

“Não podemos conviver com núcleos urbanos, como Santo Antônio do Matupi e Humaitá, contrários a nossa presença física e cultural. Nosso povo está sofrendo preconceito e discriminação. Não somos criminosos”, relatou Ivanildo.

Bahia

Já no Nordeste, especificamente no município Teixeira de Freitas, a CDHM deverá, a pedido do deputado Padre Ton, verificar o andamento das investigações sobre o assassinato a tiros do jornalista e ex-vereador Geolino Lopes Xavier, 44 anos, ocorrido em 27 de fevereiro.

Ainda não há data definida para a ida de parlamentares às regiões do Amazonas e Bahia.

Fonte: Mara Paraguassu


 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)