Porto Velho (RO) domingo, 29 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

CDHM vari verificar situação de povos indígenas do AM


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 26, dezenove requerimentos apresentados por membros do colegiado, dois deles do deputado federal Padre Ton (PT-RO).

O deputado solicitou a ida ao Amazonas de integrantes da comissão para averiguar a situação dos povos indígenas Tenharin, Juahui, Parintin, Mura, Mura Pirahã, Miranha, Torá e Apurinã, que vivem onda de insegurança por causa do assassinato de três homens, ocorrido na rodovia Transamazônica, a 100 quilômetros da região de Humaitá, na reserva indígena Tenharim-Marmelos, no início do ano. A Polícia Federal prendeu cinco indígenas suspeitos de ter cometido o crime.

“Apresentei o Requerimento para a visita a pedido do vice-coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira, Nilcélio Jiahuí e do secretário de Assuntos Indígenas de Humaitá, Ivanildo Thenharin, que estão muito preocupados com a onda de violência e ódio aos povos indígenas após o desaparecimento e descoberta dos corpos de três pessoas”, disse Padre Ton, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas.

Ivanildo Thenharin relatou ao deputado Padre Ton ter “consciência” de que em sua região ocorreu um crime, ressaltando ter colaborado sempre com as autoridades para investigar inicialmente o desaparecimento e depois o assassinato e que a comunidade tem sido penalizada “diante da revolta” que o fato gerou.

“Não podemos conviver com núcleos urbanos, como Santo Antônio do Matupi e Humaitá, contrários a nossa presença física e cultural. Nosso povo está sofrendo preconceito e discriminação. Não somos criminosos”, relatou Ivanildo.

Bahia

Já no Nordeste, especificamente no município Teixeira de Freitas, a CDHM deverá, a pedido do deputado Padre Ton, verificar o andamento das investigações sobre o assassinato a tiros do jornalista e ex-vereador Geolino Lopes Xavier, 44 anos, ocorrido em 27 de fevereiro.

Ainda não há data definida para a ida de parlamentares às regiões do Amazonas e Bahia.

Fonte: Mara Paraguassu


 

Mais Sobre Política

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

Presidente Laerte Gomes articula reunião com representantes da agroindústria de Rondônia, Idaron e Sefin

O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), junto com os deputados Ismael Crispin (PSB), Cássia Muleta (Pode) e Chiquinho da Emater a

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Deputados votam a LDO para 2021, com quatro emendas

Os deputados estaduais aprovaram, em sessão extraordinária nesta terça-feira (24), o PL 557/20, que dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Le

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM  e cobra desburocratização

Sargento Eyder Brasil defende local digno de trabalho aos policiais do 5º BPM e cobra desburocratização

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), o deputado estadual Sargento Eyder Brasil (PSL) defendeu um local digno de trabalho aos policia

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

Vereadora Cristiane Lopes cobra melhorias para bairros da Capital

A vereadora Cristiane Lopes (progressistas), mesmo em campanha do segundo turno rumo à prefeitura de Porto velho, não parou com os seus trabalhos le