Quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 14h02
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados aprovou ontem (8) requerimento do deputado federal Padre Ton (PT-RO) para realização de diligência no presídio Enio Pinheiro, em Porto Velho, em razão de incêndio ocorrido no Pavilhão 1, e que resultou na morte de sete detentos no dia 5 de agosto.
“O que ocorreu é muito grave, afinal os detentos estão sob a tutela do Estado. Lamento pelas famílias, e o fato é mais um episódio que demonstra a necessidade de uma revisão geral do sistema prisional de Rondônia e também do Brasil”, diz Padre Ton.
Para o deputado, a diligência será uma oportunidade de verificar as circunstâncias do incêndio e possível violação de direitos humanos. “Não se sabe ainda se o incêndio foi criminoso ou causado pelas péssimas instalações elétricas, que suportavam grande demanda de aparelhos eletrônicos ligados em uma mesma tomada, por exemplo”, diz Padre Ton.
Ele lembra que A Comissão de Direitos Humanos da OAB já havia cobrado providências em relação à precariedade do sistema elétrico no Pavilhão 1, conhecido como Colônia Agrícola.
Havia também presos resistentes a uma remoção para o pavilhão 2, anunciada nos dias que antecederam a tragédia. É nisso que reside a suspeição de incêndio criminoso.
Os deputados petistas Domingos Dutra (MA), presidente da CDHM e Erika Kokay (DF) apoiaram a proposição de Padre Ton, e poderão vir a integrar a diligência.
Fonte: Mara Paraguassu
Lei da deputada Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha "Maio Laranja" contra o abuso infantil
Uma importante ação voltada à proteção da infância e da adolescência foi oficializada em Rondônia com a publicação da Lei nº 6.014, de 25 de abril d
Em uma noite marcada por emoção, gratidão e reconhecimento mútuo, a deputada federal Cristiane Lopes foi agraciada com a Medalha Mérito da Comunicaç
Deputado Cirone defende rede de apoio para mães atípicas
Precisamos cuidar de quem cuida. A afirmação foi feita pelo deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil), durante a sessão da Assembleia Legislativ
Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial para Educação
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar 127/2025, que concede um reajuste de 6,27% aos técnicos e analis