Quarta-feira, 26 de setembro de 2007 - 20h35
O governador Ivo Cassol recebeu a visita da Comissão do Sistema de Vigilância da Amazônia do Peru – Sivan, no início da tarde desta quarta-feira (26) para um almoço, em Porto Velho. A comitiva era composta por militares e civis peruanos e brasileiros, que vieram conhecer as instalações do Sivam – Sistema de Vigilância da Amazônia, que tem um dos postos de vigilância em Porto Velho.
Há cinco anos foi firmado pelos presidentes do Brasil e do Peru um acordo de cooperação entre os dois países. Nesta semana os representantes peruanos vieram conhecer “in loco” as instalações do Sivam local para uma segunda reunião de trabalho, visando unificar os procedimentos operacionais entre os dois países com objetivo de vigiar a Amazônia e proteger o espaço aéreo.
O coronel da Força Aérea Peruana, Jorge Cardich, chefe dos militares presentes, destacou a importância do intercâmbio entre os países, uma vez que o Brasil já implantou o Sivam e o Peru ainda está em processo de montagem do sistema. Já o conselheiro do Ministério das Relações Exteriores do Peru, Gustavo Figueroa, declarou que o governo peruano pretende colocar em operação o sistema de vigilância o quanto antes, integrado ao sistema brasileiro para que os dois países tenham bons resultados e custos menores.
Para o governador Ivo Cassol a visita também serviu para estreitar os laços com o Governo do Peru, uma vez que no final do próximo mês uma grande equipe do Governo do Estado e empresários irá ao Peru para fechar acordos comerciais, na caravana “Caminhos do Progresso”, que irá até os portos peruanos. “O Peru é o caminho que nós temos para exportar nossos produtos, e esta viagem com certeza irá abrir novas oportunidades de negócios para Rondônia”, declarou Cassol.
Ao final do almoço Cassol presenteou os convidados, brasileiros e peruanos, com um livro que conta a saga da Madeira-Mamoré, além de material publicitário mostrando os potenciais turísticos e empresariais de Rondônia.
Acompanhava o governador o secretário de Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, Marcelo Lopes, diretor geral do Censipam, José Neumar Silveira, gerente do Sipam de Porto Velho, além de militares e diplomatas brasileiros.
Fonte: Decom
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada Federal Cristiane Lopes entrega van adaptada para transporte de pacientes em Guajará-Mirim
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), realizou a entrega oficial de um micro-ônibus adaptado para o transporte de pacientes da Secretar

Vice-governador Sérgio Gonçalves reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado
Nos últimos dias, o vice-governador Sérgio Gonçalves tem concedido uma série de entrevistas a diferentes veículos de comunicação. Nesta terça-feira

Projeto de Lei que fixa data de realização do Duelo na Fronteira é aprovado
O tradicional festival folclórico Duelo na Fronteira, realizado em Guajará-Mirim, distante cerca de 330 km da capital rondoniense, alcançou um novo

Vereador Everaldo Fogaça exige voz dos parlamentares na definição das praças que receberão reformas
Durante a Primeira Discussão e Votação do Projeto de Lei nº 4.958/2025, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez uma fala firme cobrando maior participa
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)