Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol recebe comitiva de militares e diplomatas do Peru


O governador Ivo Cassol recebeu a visita da Comissão do Sistema de Vigilância da Amazônia do Peru – Sivan, no início da tarde desta quarta-feira (26) para um almoço, em Porto Velho. A comitiva era composta por militares e civis peruanos e brasileiros, que vieram conhecer as instalações do Sivam – Sistema de Vigilância da Amazônia, que tem um dos postos de vigilância em Porto Velho.
Há cinco anos foi firmado pelos presidentes do Brasil e do Peru um acordo de cooperação entre os dois países. Nesta semana os representantes peruanos vieram conhecer “in loco” as instalações do Sivam local para uma segunda reunião de trabalho, visando unificar os procedimentos operacionais entre os dois países com objetivo de vigiar a Amazônia e proteger o espaço aéreo.
O coronel da Força Aérea Peruana, Jorge Cardich, chefe dos militares presentes, destacou a importância do intercâmbio entre os países, uma vez que o Brasil já implantou o Sivam e o Peru ainda está em processo de montagem do sistema. Já o conselheiro do Ministério das Relações Exteriores do Peru, Gustavo Figueroa, declarou que o governo peruano pretende colocar em operação o sistema de vigilância o quanto antes, integrado ao sistema brasileiro para que os dois países tenham bons resultados e custos menores.
Para o governador Ivo Cassol a visita também serviu para estreitar os laços com o Governo do Peru, uma vez que no final do próximo mês uma grande equipe do Governo do Estado e empresários irá ao Peru para fechar acordos comerciais, na caravana “Caminhos do Progresso”, que irá até os portos peruanos. “O Peru é o caminho que nós temos para exportar nossos produtos, e esta viagem com certeza irá abrir novas oportunidades de negócios para Rondônia”, declarou Cassol.
Ao final do almoço Cassol presenteou os convidados, brasileiros e peruanos, com um livro que conta a saga da Madeira-Mamoré, além de material publicitário mostrando os potenciais turísticos e empresariais de Rondônia.
Acompanhava o governador o secretário de Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, Marcelo Lopes, diretor geral do Censipam, José Neumar Silveira, gerente do Sipam de Porto Velho, além de militares e diplomatas brasileiros.
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

CCJR retoma reuniões com discussão e aprovação de projetos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) retomou as reuniões nesta terça-feira (10). Durante o encontro, os parlamentares discutiram

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

Com 75% das emendas na saúde da região Norte, Sobral recebe a pré-candidatura de Eduardo Girão ao Governo do Ceará no dia 14/3

A ampliação do serviço de hemodiálise na Santa Casa de Sobral, que passou a atender mais de 350 pacientes de toda a região Norte do Ceará e se tornou

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

Saúde mental é foco da Procuradoria Especial da Mulher na edição do Dia Delas em Jaru

A Câmara Municipal de Jaru realizou, no último sábado (7), a 2ª edição do Dia Delas. O evento foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

Esporte fortalecido: Cristiane Lopes entrega van e viabiliza pista de caminhada em Rio Crespo-RO

O investimento garante transporte para atletas e cria novo espaço para prática de atividades físicas, incentivando saúde, lazer e qualidade de vida

Gente de Opinião Quarta-feira, 11 de março de 2026 | Porto Velho (RO)