Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Cassol recebe comitiva de militares e diplomatas do Peru


A comitiva era composta por militares e civis peruanos e brasileiros, que vieram conhecer as instalações do Sivam – Sistema de Vigilância da Amazônia, que tem um dos postos de vigilância em Porto Velho. Há cinco anos foi firmado pelos presidentes do Brasil e do Peru um acordo de cooperação entre os dois países. Nesta semana os representantes peruanos vieram conhecer “in loco” as instalações do Sivam local para uma segunda reunião de trabalho, visando unificar os procedimentos operacionais entre os dois países com objetivo de vigiar a Amazônia e proteger o espaço aéreo.
O coronel da Força Aérea Peruana, Jorge Cardich, chefe dos militares presentes, destacou a importância do intercâmbio entre os países, uma vez que o Brasil já implantou o Sivam e o Peru ainda está em processo de montagem do sistema. Já o conselheiro do Ministério das Relações Exteriores do Peru, Gustavo Figueroa, declarou que o governo peruano pretende colocar em operação o sistema de vigilância o quanto antes, integrado ao sistema brasileiro para que os dois países tenham bons resultados e custos menores.
Para o governador Ivo Cassol a visita também serviu para estreitar os laços com o Governo do Peru, uma vez que no final do próximo mês uma grande equipe do Governo do Estado e empresários irá ao Peru para fechar acordos comerciais, na caravana “Caminhos do Progresso”, que irá até os portos peruanos. “O Peru é o caminho que nós temos para exportar nossos produtos, e esta viagem irá abrir novas oportunidades de negócios para Rondônia”, declarou Cassol.
Ao final do almoço o ovenador presenteou os convidados, brasileiros e peruanos, com um livro que conta a saga da Madeira-Mamoré, além de material publicitário mostrando os potenciais turísticos e empresariais de Rondônia.
O governador estava acompanhado do secretário de Planejamento, João Carlos Gonçalves Ribeiro, Marcelo Lopes, diretor geral do Censipam, José Neumar Silveira, gerente do Sipam de Porto Velho, além de militares e diplomatas brasileiros.

Fonte: DECOM 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Deputado Ismael Crispin cobra ação da bancada federal de Rondônia na regulamentação de lei que estabelece emancipação de distritos

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfati

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

Comissão de Constituição e Justiça discute projetos sobre medicamentos e tarifa social

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (23).

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) a realização de um mutirão de cirurgias ortopédicas na s

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)