Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Política

Cassol recebe boas vindas dos Karitianas em Jaci-Paraná



Cassol lança Promec em Jaci-Paraná:
apoio ao pequeno produtor rural

Na manhã desta sexta-feira, com a presença de centenas de produtores rurais na Escola Estadual Maria de Nazaré, distrito de Jaci-Paraná, o governador Ivo Cassol assinou o convênio do Promec – Programa de Mecanização Agrícola, que disponibilizará cinco horas/máquina para cada pequeno produtor rural daquele distrito. Somente para Porto Velho serão 7.500 horas disponíveis.

O Promec é um grande programa de apoio à agricultura familiar, e está presente nos 52 municípios do estado. Este ano irá beneficiar cerca de 15.000 pequenos agricultores do município de Porto Velho, englobando todos os distritos da capital. Com as horas/máquinas disponíveis, os agricultores executam serviços de destoca, construção de represas, terreirões, carreadores e outros serviços que podem ser executados com tratores-esteira para melhorar a estrutura da propriedade e aumentar a produção e a renda do pequeno agricultor. "Para nós que não temos condições de contratar um trator pra fazer um tanque, esse Promec é uma mão na roda", disse o produtor rural João das Neves, agradecendo pessoalmente ao governador Ivo Cassol.

Antes do início da solenidade, acompanhado da diretora Graça Brasil, o governador visitou as obras de reforma e ampliação da escola Maria de Nazaré. O Governo do Estado está construindo cinco novas salas de aula, reformando banheiros, salas de aula, instalações hidráulicas e a parte elétrica da escola para instalar aparelhos de ar condicionado. Segundo a diretora, professora Graça Brasil, "desde que foi inaugurada não havia uma reforma como esta em nossa escola, toda a comunidade de Jaci agradece ao governador pela iniciativa".

Praça em Jaci e boas vindas dos Karitianas

Em Jaci-Paraná, além do Promec, Cassol assinou mais um convênio, no valor de R$ 397.000,00 reais, com o município. Através do Deosp – Departamento de Obras e Serviços Públicos, será construída uma praça pública no distrito, com contrapartida da prefeitura. A praça que será construída naquela localidade com recursos do estado, é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Ribamar Araújo, e em seu discurso o deputado parabenizou Cassol pelas iniciativas, destacando o apoio do Governo do Estado para a conservação das estradas rurais da capital. "Nós somos de partidos adversários, mas fazemos uma oposição responsável e trabalhamos juntos para melhorar a vida da população", disse.

Após a solenidade, Cassol e comitiva dirigiram-se à Associação dos Produtores da Gleba Garça, no quilômetro 14 da linha 37, a cerca de 50 quilômetros de Porto Velho, onde também assinou convênio do Promec para aquela comunidade que igualmente pertence à capital.

Ao chegar o governador foi saudado com um canto de boas vindas entoado por índios karitianas, cuja aldeia fica a poucos quilômetros do local, e também serão beneficiados com os programas do Governo do Estado. Os caciques Cizino e Garcia Karitiana presentearam Cassol com um grande cocar, agradecendo a presença e convidaram Cassol a conhecer a aldeia indígena. "Governador Cassol será sempre bem vindo à aldeia do povo karitiana", disse.

Mesmo sem energia elétrica para o sistema de som, Cassol falou aos presentes e mais uma vez agradeceu pela acolhida. "Nós estamos trabalhando em benefício de todos os 52 municípios do estado, assinamos convênios com todas as prefeituras e associações, independente da cor partidária. Já autorizei também o transporte de calcário para os produtores rurais daqui, mas eu peço que não façam queimadas e nem derrubadas para depois não sermos tratados como bandidos na mídia nacional", finalizou Cassol, citando o encontro em Brasília com o ministro do Meio-Ambiente Carlos Minck na última terça-feira à noite.

Após as solenidades o governador retornou à capital para receber o ministro Mangabeira Unger na Base Aérea. Acompanharam o governador nas solenidades os deputados estaduais Maurão de Carvalho, Ribamar Araújo e Luís Cláudio Pereira Alves.

Fonte: Decom

Mais Sobre Política

Deputado Cirone Deiró destaca compromisso do governador Marcos Rocha com desenvolvimento dos municípios

Deputado Cirone Deiró destaca compromisso do governador Marcos Rocha com desenvolvimento dos municípios

Durante visita do governador Marcos Rocha aos municípios de Pimenta Bueno, Espigão do Oeste e Cacoal, no último final de semana, o deputado Cirone D

Deputado Follador denuncia inércia do Governo e possível cartelização dos frigoríficos

Deputado Follador denuncia inércia do Governo e possível cartelização dos frigoríficos

O deputado Adelino Follador (DEM) criticou a inércia do Governo Estadual, que mesmo diante do prejuízo dos pecuaristas e da própria economia do Esta

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Projetos de deputados estaduais que protegem consumidores de energia foram transformados em Leis em 2019

Durante o ano passado, os deputados estaduais rondonienses começaram a colocar fim aos abusos praticados pela atual concessionária de energia elétri

As eleições de outubro

As eleições de outubro

Sete meses e quinze dias nos separam das eleições para a escolha do prefeito, do vice-prefeito e dos vinte e um vereadores.