Sexta-feira, 13 de junho de 2008 - 15h28
Cassol lança Promec em Jaci-Paraná:
apoio ao pequeno produtor rural
Na manhã desta sexta-feira, com a presença de centenas de produtores rurais na Escola Estadual Maria de Nazaré, distrito de Jaci-Paraná, o governador Ivo Cassol assinou o convênio do Promec Programa de Mecanização Agrícola, que disponibilizará cinco horas/máquina para cada pequeno produtor rural daquele distrito. Somente para Porto Velho serão 7.500 horas disponíveis.
O Promec é um grande programa de apoio à agricultura familiar, e está presente nos 52 municípios do estado. Este ano irá beneficiar cerca de 15.000 pequenos agricultores do município de Porto Velho, englobando todos os distritos da capital. Com as horas/máquinas disponíveis, os agricultores executam serviços de destoca, construção de represas, terreirões, carreadores e outros serviços que podem ser executados com tratores-esteira para melhorar a estrutura da propriedade e aumentar a produção e a renda do pequeno agricultor. "Para nós que não temos condições de contratar um trator pra fazer um tanque, esse Promec é uma mão na roda", disse o produtor rural João das Neves, agradecendo pessoalmente ao governador Ivo Cassol.
Antes do início da solenidade, acompanhado da diretora Graça Brasil, o governador visitou as obras de reforma e ampliação da escola Maria de Nazaré. O Governo do Estado está construindo cinco novas salas de aula, reformando banheiros, salas de aula, instalações hidráulicas e a parte elétrica da escola para instalar aparelhos de ar condicionado. Segundo a diretora, professora Graça Brasil, "desde que foi inaugurada não havia uma reforma como esta em nossa escola, toda a comunidade de Jaci agradece ao governador pela iniciativa".
Praça em Jaci e boas vindas dos Karitianas
Em Jaci-Paraná, além do Promec, Cassol assinou mais um convênio, no valor de R$ 397.000,00 reais, com o município. Através do Deosp Departamento de Obras e Serviços Públicos, será construída uma praça pública no distrito, com contrapartida da prefeitura. A praça que será construída naquela localidade com recursos do estado, é fruto de emenda parlamentar do deputado estadual Ribamar Araújo, e em seu discurso o deputado parabenizou Cassol pelas iniciativas, destacando o apoio do Governo do Estado para a conservação das estradas rurais da capital. "Nós somos de partidos adversários, mas fazemos uma oposição responsável e trabalhamos juntos para melhorar a vida da população", disse.
Após a solenidade, Cassol e comitiva dirigiram-se à Associação dos Produtores da Gleba Garça, no quilômetro 14 da linha 37, a cerca de 50 quilômetros de Porto Velho, onde também assinou convênio do Promec para aquela comunidade que igualmente pertence à capital.
Ao chegar o governador foi saudado com um canto de boas vindas entoado por índios karitianas, cuja aldeia fica a poucos quilômetros do local, e também serão beneficiados com os programas do Governo do Estado. Os caciques Cizino e Garcia Karitiana presentearam Cassol com um grande cocar, agradecendo a presença e convidaram Cassol a conhecer a aldeia indígena. "Governador Cassol será sempre bem vindo à aldeia do povo karitiana", disse.
Mesmo sem energia elétrica para o sistema de som, Cassol falou aos presentes e mais uma vez agradeceu pela acolhida. "Nós estamos trabalhando em benefício de todos os 52 municípios do estado, assinamos convênios com todas as prefeituras e associações, independente da cor partidária. Já autorizei também o transporte de calcário para os produtores rurais daqui, mas eu peço que não façam queimadas e nem derrubadas para depois não sermos tratados como bandidos na mídia nacional", finalizou Cassol, citando o encontro em Brasília com o ministro do Meio-Ambiente Carlos Minck na última terça-feira à noite.
Após as solenidades o governador retornou à capital para receber o ministro Mangabeira Unger na Base Aérea. Acompanharam o governador nas solenidades os deputados estaduais Maurão de Carvalho, Ribamar Araújo e Luís Cláudio Pereira Alves.
Fonte: Decom
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou neste domingo (19) seus 42 anos de existência, com uma programação que uniu cidadania, espor
Luiz Paulo da Agricultura é cotado para disputar vaga na Câmara Federal em 2026
O secretário de Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo, é apontado como um dos nomes fortes que podem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas ele
Projeto Levando Saúde, do deputado Alex Redano, já é uma realidade com mais de 8 mil atendimentos
O maior projeto de atendimento à saúde já desenvolvido por um parlamentar em Rondônia foi lançado na manhã desta quinta-feira (16) pelo presiden
Nota de Esclarecimento da Alero sobre a Operação Ouro de Areia
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) informa que está acompanhando a operação deflagrada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (17)